Acelere o Projeto de Estruturas Metálicas no SolidWorks 2011

 

Já discutimos anteriormente as capacidades de projeto de estruturas metálicas no SolidWorks. Agora, vamos falar mais a fundo sobre a melhor forma de preparar a geometria de referência para a aplicação da estrutura metálica. O novo recurso Sistema de Grade presente dentro do SolidWorks 2011 acelera o projeto de estruturas. Confira abaixo!

 

Recentemente adicionado à versão 2011 do SolidWorks, o recurso de Sistema de Grade promove a habilidade de criar todo o esboço que será utilizado em apenas um nível e propagar automaticamente todas as alturas (níveis) necessárias, além da união entre cada nível.

Antes de acessar o comando, o usuário deverá criar o esboço com todos os segmentos necessários nos níveis. É possível adicionar mais segmentos de linha aos níveis assim que estes são criados. Desta forma, segmentos particulares podem ser feitos posteriormente.

Img#0

Agora, o usuário pode acessar o comando através de Inserir > Geometria de Referência > SistemaGrade. É possível ainda inserir o ícone na barra de ferramentas, personalizando a interface gráfica.

Img#1

Agora, dentro do PropertyManager SistemaGrade o usuário poderá definir a quantidade de níveis desejados, além da distância entre cada um. Basta digitar os valores de distância diretamente dentro da caixa correspondente. É possível ainda verificar os balões de referência sendo anexados ao esboço 3D dentro da área gráfica.

Img#2

Uma vez que o sistema de grade é criado, o usuário pode esconder níveis independentemente, mostrar superfícies ou o esboço 3D. Essas geometrias são a base ou "esqueleto" necessário para a aplicação dos perfis estruturais.

Dica: Para apresentar uma caixa de diálogo independente com as geometrias de referência necessárias para a aplicação da estrutura metálica, o usuário deverá clicar com o botão direito do mouse no sistema de grade criado e em seguida escolher a opção "Exibir componentes da grade".

Img#5

Depois disto, basta usar os recursos de estrutura metálica do SolidWorks para organizar as definições de perfis por grupos, a fim de acelerar o projeto e manter tudo organizado.

Img#4

O resultado final é uma estrutura metálica parametrizada feita em muito menos tempo. Todas as informações são editáveis facilitando assim alterações futuras ao projeto.

Img#3