Soldagens no SolidWorks 2010

 

Introduzido no SolidWorks 2004, o uso de Soldagens (Weldments) revolucionou a maneira como engenheiros projetavam estruturas metálicas. Utilizado nas mais variadas aplicações, o recurso de Soldagens foi sempre melhorado ao longo das versões do SolidWorks, e oferece uma maneira robusta de projetar produtos soldados com total controle sobre o projeto.

Conforme a Ajuda Online do SolidWorks explica, a funcionalidade de soldagens permite projetar uma estrutura soldada como uma única peça de múltiplos corpos (Figura 1). Você usa esboços 2D e 3D para definir a estrutura básica. Depois disso, você cria os membros estruturais contendo grupos de segmentos de esboço. Você pode também adicionar cantoneiras, tampas de extremidade e até cordões de solda,  usando as ferramentas disponíveis na barra de ferramentas Soldagens. No blog do Kastner, existe tambem um post muito interessante sobre o uso de soldagens no SolidWorks, em especial sobre o recurso de tratamento de cantos. Acesse e confira!
 
Weldment

Figura 1 – Projetos de soldagens no SolidWorks.

Poderíamos explorar neste post os conceitos básicos do conjunto de ferramentas de soldagens, porém o objetivo é diferente. Abordaremos os detalhes críticos de projeto de estruturas metálicas utilizando unicamente o ambiente de peças como “pano de fundo” e o recurso de soldagens como principal ator, principalmente o uso dos recursos de grupos e de aparar/estender, os quais foram intensamente modificados nas versões mais recentes do SolidWorks.

 

Grupos

Um grupo é um conjunto de segmentos relacionados em um componente estrutural. Através dele é possível configurar um grupo para afetar todos os seus segmentos, sem afetar outros segmentos ou grupos de componentes estruturais.

A grande vantagem no uso dos grupos é que eles permitem que estruturas completas sejam construídas com menor esforço, uma vez que diversos trabalhos manuais de aparagem e extensão não precisam mais ser executados. Antes da introdução desse recurso, na versão do SolidWorks 2009, um usuário precisava utilizar o recurso de aparar/estender muitas vezes durante o projeto. A Figura 2 apresenta a construção de uma estrutura metálica completa construída a partir de um único recurso de soldagem, utilizando os grupos para facilitar o trabalho do projetista.

Groups

Figura 2 – Construção da estrutura metálica completa usando unicamente um recurso de membro estrutural, a partir da inclusão dos Grupos.

 

Quando Não é Possível Usar os Grupos?

O uso de grupos está limitado a apenas um padrão de forma (perfil I, W, etc) e um tamanho de membro estrutural por recurso. Desta forma, se a sua estrutura necessita de tamanhos ou formatos diferentes, você precisará de recursos de membros estruturais diferenciados (Figura 3). Infelizmente, recursos separados não são aparados automaticamente. Assim, ainda é necessário o uso do recurso de aparar/estender.

Trim

Figura 3 – Estrutura metálica contendo diferentes tamanhos de membros estruturais.

A nova funcionalidade do recurso de aparar/estender torna muito fácil o processo de consertar interferências entre vigas ou lacunas que precisam ser preenchidas. O recurso de aparar/estender permite ao usuário aparar um membro estrutural que atravessa outro membro estrutural, mantendo os dois lados dele (Figura 4).

Trim2

Figura 4 – Nesse exemplo, a estrutura metálica é aparada ao longo de toda a sua extensão, mantendo os dois lados da estrutura metálica e extraindo o volume da intersecção.

 

Conclusão

O uso de soldagens para a construção de estruturas metálicas ajuda no processo de desenvolvimento de produto e o torna mais eficiente. Os novos recursos presentes nas versões do SolidWorks trazem recursos poderosos para acelerar ainda mais o projeto de estruturas metálicas. O uso do recurso de grupos ajuda o usuário a centralizar todas as definições dos membros estruturais de mesmo tamanho e perfil no mesmo recurso, simplificando a ordem de recursos do FeatureManager e a intenção de projeto. O recurso de aparar/estender adquire mais inteligencia, tratando membros estruturais pertencentes a multiplos recursos e fazendo as devidas aparagens e/ou estensões necessárias para a conclusão do projeto.