Organize a Documentação Técnica com o 3DVIA Composer e as Linhas Magnéticas

 

As linhas magnéticas do 3DVIA Composer já foram mencionadas aqui no Blog da SolidWorks Brasil em nosso post sobre comunicação técnica. Decidimos abrir um espaço único para falar mais disso, uma vez que as possibilidades de manipulação do conteúdo são imensamente benéficas para a criação de uma qualidade gráfica superior, seja em arte vetor ou conteúdo raster. Confira abaixo!

 

Acessar o recurso de linhas magnéticas é simples e seu uso ainda mais fácil. Basta o usuário acessar o recurso "Create Magnetic Line" abaixo de "Magnet", na barra de ferramentas "Author" do 3DVIA Composer.

Img#2

O resultado final é uma linha que pode ser arrastada sobre atores colaborativos, como balões, etiquetas, textos, entre outros. À medida que a linha é arrastada, ocorre um "snap" instantâneo (como se fosse um imã) que faz com que os balões (no caso de nossa figura) sejam automaticamente espaçados. No nosso exemplo, foram criadas quatro linhas magnéticas a fim de organizar completamente a imagem que será exportada como conteúdo vetor – que pode ser publicado em uma página WEB por exemplo.

Img#1

O interessante deste método é que as linhas podem ser manipuladas livremente, e, já que todos os balões estão "magnetizados", basta manipular a linha para mudar a inclinação de todos os balões – no detalhe da figura abaixo, o profissional de documentação técnica deseja uma vista mais inclinada mas precisa que os balões fiquem também inclinados.

Img#3