3DVIA Composer – Solução Para Comunicação do Conteúdo 3D

 

A comunicação técnica é um "gargalo" para a grande maioria das empresas. Existe algum modo de trabalhar de modo mais eficiente? Veja como o 3DVIA Composer pode ajudar você a encontrar "gargalos" que podem ser abertos ganhando assim mais produtividade.

 

Uma área que recebe muita atenção dentro das organizações é o setor de documentação técnica. A grande novidade nesta área foi o lançamento recente do 3DVIA Composer, pela Dassault Systèmes SolidWorks Corporation.

A idéia principal desse software é preencher a lacuna entre as publicações técnicas, documentação e o ambiente autoral, oferecendo ferramentas para renovar e reutilizar os seus dados do CAD 3D a fim de criar os recursos necessários como parte do processo de realização do produto. Isso inclui a impressão de documentação, manuais de serviço e de uso, instruções de instalação e montagem.

O  3DVIA Composer começa usando dados 3D como base para todas as suas tarefas. O aplicativo lê dados do SolidWorks, CATIA  e PRO/Engineer. Não somente a geometria é transferida com precisão, mas a estrutura do produto, assim como todos os metadados inerentes àquelas informações provenientes do CAD 3D. Onde você vai chegar a partir desse ponto vai depender do que pretende produzir. Se você pretende criar ilustrações técnicas tradicionais, o sistema inclui ferramentas que oferecem essa possibilidade. Os modelos podem ser orientados, ocultos, explodidos e cortados, conforme sua necessidade. A verdadeira habilidade reside no fato de o sistema poder criar automaticamente uma linha oculta, ilustrações cortadas que aparecem em manuais de serviços e em geral levam muito tempo para serem criadas. Você tem total controle sobre quais dados aparecem, como são mostrados na tela e como são exportados para integração em documentos.

 

3DVIA-Composer-1

Figura 1 – O 3DVIA Composer oferece ferramentas para ler dados integralmente estruturados, de uma variedade de sistemas CAD 3D, como o SolidWorks, e dar um novo propósito àqueles dados para ilustrações técnicas. Os metadados podem ser extraídos e reutilizados: aqui, a vista de uma submontagem foi criada e as informações sobre uma lista de materiais foram extraídas.

 

Uma vez que os recursos estiverem na forma correta, eles podem ser publicados em todos os formatos – desde imagens estáticas (PDF, CGM, TIFF, PNG) até arquivos com animação mais avançada (como o AVI). Existe o formato SMG nativo do 3DVIA Composer e com o visualizador gratuito para download, qualquer usuário com direitos de acesso pode carregar e comentar os dados. Além disso, é possível integrá-los a documentos do Power Point e do Word para que animações de alta resolução baseadas em CAD possam ser usadas em apresentações.

Como o 3DVIA Composer usa uma gama de modos para vincular e fazer referência a componentes comuns, ele é capaz de detectar mudanças em padrões se algo for novo, enquanto que na maioria dos casos, particularmente quando se está trabalhando com produtos padronizados ou baseados em variantes, pode-se lidar facilmente com alterações no projeto. Um projeto feito no SolidWorks pode então estar vinculado em tempo real aos dados do 3DVIA Composer, o que facilita a colaboratividade da informação entre diferentes equipes dentro da organização.Você cria então uma nova variável e faz com que o sistema atualize as ilustrações técnicas com base naquela nova variável, economizando potencialmente uma quantidade enorme de tempo e dinheiro.

3DVIA-Composer-2

Figura 2 – Os dados 3D podem ser formatados e publicados na forma exigida por seu processo de documentação, mas retêm a inteligência para lidar com mudanças no projeto de forma muito eficiente. No detalhe da imagem o uso da ferramenta Digger, que permite inspecionar e interrogar dados localizados de uma maneira muito intuitiva.

 

Muitos projetistas e engenheiros também têm responsabilidade sobre a criação de recursos de documentação, o que permite que usem a ferramenta correta para o trabalho. Porém, o mais importante é que isso seja feito em um ambiente interligado e inteligente, lidando com modificação e variável do projeto de modo eficiente. Tudo isso significa que a documentação técnica pode estar completa quando o produto é enviado (manuais de serviço, montagem e instruções), além do aumento dos lucros associado a este simples fato.