Melhoramentos em Desenhos no SolidWorks 2011

 

Decidimos dedicar um post unicamente para falar sobre alguns dos avanços que foram apresentados no SolidWorks 2011 para o ambiente de desenhos. Confira neste post alguns dos recursos que realmente são aceleradores de produtividade para as tarefas do dia a dia de projetistas que criam desenhos 2D no SolidWorks. Boa leitura!

 

No SolidWorks 2011, um algorítmo inteligente pode organizar automaticamente as dimensões quando você importa dimensões do modelo 3D. Desta forma, os usuários poderão importar dimensões paramétricas sem se preocupar na organização das mesmas. A ferramenta consegue espaçar uniformemente linear/radial, colinear, ziguezague e justificada. E o melhor de tudo, com o mínimo de interação do usuário! A ferramenta Organizar Dimensões Automaticamente posiciona as dimensões com rapidez e facilidade. Através deste recurso, as dimensões podem ser posicionadas da menor para a maior, alinhadas e centralizadas, espaçadas com distâncias de offset definidas, ajustas para evitar superposição e em ziguezague (se necessário).

Img#5 Figura – O recurso de Organizar Dimensões ajusta automaticamente as dimensões do projeto sem necessitar do ajuste manual do usuário.

 

Outros recursos importantes na mais nova versão do SolidWorks que valem ser citados: você pode agora inserir marcas de centro automaticamente em desenhos de montagens; exibir a escala da vista ortogonal se ela for diferente da escala do desenho; ocultar corpos (peças com múltiplos corpos) em uma vista de desenho; visualizar o tamanho do blanque de uma chapa metálica; renumerar os rótulos ao adicionar ou excluir furos em uma tabela de furos; ajustar texto em notas (exibir notas em padrões lineares ou circulares); adicionar uma tabela de soldas importando informações específicas de solda do ambiente 3D.



 

Agora os usuários poderão visualizar as cores do modelo em uma peça ou montagem em um desenho em HLR/HLV. Para exibir as cores do modelo, clique em Ferramentas > Opções > Propriedades do documento > Detalhamento. Selecione a opção Usar cor do modelo para HLR/HLV em desenhos.

Img#6 Figura – As cores da montagem são interpretadas automaticamente no 2D, sem a necessidade de utilizar layers. 

 

Para entender melhor estas e outras novidades do SolidWorks, não deixe de visitar nosso canal no YouTube.