3DVIA Composer – Configurando o Ambiente

 

O 3DVIA Composer já foi apresentado aqui no blog da SolidWorks Brasil no mês de outubro, onde procuramos apresenta-lo como uma solução integradora ao processo de desenvolvimento do produto. Sem dúvida, um dos grandes benefícios no seu uso é o fato de que a etapa de criação da documentação técnica pode começar muito antes da conclusão definitiva do projeto, já que existem alterações freqüentes do mesmo ao longo do desenvolvimento do produto. É uma alteração dinâmica e contínua do design, que confere ao 3DVIA Composer um "sweet spot" de utilização dentro das organizações.

 

Tomemos o website oficial do 3DVIA Composer, com exemplos interativos disponibilizados pela Dassault Systèmes. Existem diversos arquivos online que podem ser baixados e executados com o 3DVIA Composer Player, um player gratuíto que pode ser utilizado por todos. Agora vamos falar um pouco mais sobre uma dica muito interessante do 3DVIA Composer: configuração de ambientes (Figura 1).

Img4

Figura 1 – Tela do 3DVIA Composer, com vistas de detalhe e piso configurados.

 

Existem formas muito legais de deixar seu projeto de documentação técnica com uma cara profissional, mas sem deixar de lado a apresentação. Novo no 3DVIA Composer V6R2010, a possibilidade de adicionar um piso ou ground dentro da vista ativa deixa o projeto perfeito. Acesse a barra de ferramentas na aba "Display" e clique no botão GROUND (Figura 2).

Img3

Figura 2 – Barra de ferramentas "Display", com o botão do piso em destaque.

 

Você verá na área gráfica um piso virtual automaticamente aplicado. Para configurar o piso, simplesmente acesse a aba "Collaborate" e localize a sessão "Environment". Clique com o botão esquerdo do mouse no ator "Ground". Agora, você verá que a caixa de Propriedades ficará ativa com informações de configuração do piso (Figura 3). É possível modificar ítens como cor, escala, opacidade, textura (isso mesmo, você pode inserir uma imagem personalizada), se o piso é espelhado ou tem sombras, se possui uma borda, entre outros.

    Img2

Figura 3 – Caixa de propriedades do piso, que podem ser configuradas sob demanda.

 

Ainda, é possível ajustar o piso livremente com o mouse. Basta clicar e arrastar as setas para expandir ou encolher o piso, além de configurar a sua rotação – isso é muito importante quando você inserir imagens personalizadas, que precisam ser alinhadas em sentidos diferentes (Figura 4). 

  Img1

Figura 4 – Controles do piso que podem ser utilizados dinamicamente na área gráfica (rotação, aumentar e diminuir, distância do objeto)