Quer melhores resultados? Colabore com mais pessoas, com mais frequência

Colaboração é uma daquelas palavras da moda que ouvimos muito em design e engenharia. É uma realidade de qualquer designer ou engenheiro de produto que precisa que seus designs de produtos propostos sejam revisados, examinados, iterados e eventualmente considerados prontos para passar para a fabricação. Afinal, novos designs de produtos excelentes só surgem depois que vários conceitos ruins foram revisados e rejeitados. É assim que a mágica da inovação acontece.

Sabemos que as revisões da equipe de design e outras formas de colaboração levam a níveis mais altos de inovação, ou seja, designs melhores, mas o que acontece depois disso? Muitos pensam que é aí que a colaboração termina, no entanto, para que produtos com melhor design sejam construídos, é necessária uma grande colaboração entre engenharia e manufatura e em toda a empresa.

Comunicação entre silos

Os fabricantes devem ser capazes de colaborar – tanto interna quanto externamente com clientes e fornecedores – em silos disciplinares. Eles devem acolher ideias onde quer que sejam geradas na empresa e em sua cadeia de suprimentos.

As empresas que fracassam na colaboração arriscam não apenas os lucros, mas também a sobrevivência.

A colaboração em toda a empresa geralmente é limitada por estruturas corporativas que criam silos – unidades funcionais cujos líderes se concentram apenas nos resultados sob seu controle, sem levar em consideração seu efeito na organização como um todo. A mudança dessa estrutura e mentalidade deve começar com a liderança definindo estratégias e metas e defendendo soluções de tecnologia que podem abranger disciplinas e toda a empresa.

Um estudo divulgado recentemente pelo MPI Group destaca como os fabricantes estão tentando (e muitas vezes falhando) colaborar para a inovação acelerada. O documento explora as melhores práticas e ferramentas que suportam a colaboração – e os desempenhos que elas impactam.

 

Como você pode ver no gráfico acima, mesmo aqueles em cargos de liderança em empresas de manufatura, que tomam as decisões do dia a dia que afetam a saúde do negócio como um todo, não têm visibilidade dos dados das respectivas disciplinas.

Apenas um pouco mais da metade (54%) desses executivos e líderes têm visibilidade dos dados em tempo real de que precisam para tomar decisões e resolver problemas antes que se tornem desastres corporativos.

 

A manufatura deve acessar e compartilhar informações em toda a organização (cronogramas de produção, métricas de operações, registros regulatórios, necessidades de pessoal, critérios de fornecimento) para inovar e melhorar as operações. Sem a colaboração digital com outras funções, a produtividade da manufatura pode diminuir rapidamente, colocando em risco a qualidade e os lucros, bem como a segurança no local de trabalho.

Apesar dessa realidade, menos da metade das empresas relata que suas funções de manufatura têm excelente colaboração com outras áreas do negócio. O uso de princípios de melhoria, como as metodologias Seis Sigma e Lean, normalmente se origina na manufatura, mas o estudo MPI não encontrou nenhum processo ou prática que facilite a colaboração, a inovação e o sucesso dos negócios extensivamente usados pela manufatura.

Na verdade, apenas quatro tecnologias que suportam colaboração e inovação são comumente implantadas por mais de um terço das funções de manufatura: Business Analytics (53% usam regularmente), Customer Relationship Management (CRM) é usado por 43%, Inteligência Artificial (37%) e planejamento e gerenciamento de projetos (40%).

A fabricação depende de outras funções para ser bem-sucedida, com muitos indicadores-chave diretamente relacionados à colaboração (disponibilidade da máquina, entrega no prazo e rendimentos de qualidade). Portanto, uma colaboração limitada com a cadeia de suprimentos e/ou compras pode deixar uma linha de produção carente de materiais – incapaz de fabricar mercadorias ou atender pedidos.

 

A maioria das empresas relata disponibilidade de máquina inferior a 90% e 38% relatam entregas pontuais de 90% ou menos. Obviamente, há espaço significativo para melhorias para uma melhor colaboração e coordenação entre engenharia e manufatura.

Se você quiser saber como melhorar a colaboração em sua organização, faça o download do white paper Colaborar e inovar para obter resultados de alto desempenho.

Você também pode aprender mais assistindo a este webinar sob demanda (abaixo) com o autor deste white paper, John Brandt, fundador do MPI Group, e os especialistas em fabricação do SOLIDWORKS, Michael Buchli e Dick Longoria.