AI não pode substituir a criatividade, mas pode ajudar

A inteligência artificial (IA) substituirá os designers? Recentemente me fizeram essa pergunta em uma conversa sobre IA e tecnologia de aprendizado de máquina. Na minha opinião a resposta é não. Uma coisa que não pode substituir é a criatividade de um ser humano. Um robô pode ser programado com IA, mas inicialmente aprende com padrões humanos ou imita a inteligência humana, também conhecido como aprendizado de máquina.

No entanto, a IA tem grande potencial para automatizar fluxos de trabalho de projeto e está muito incorporada em nossas funções baseadas em navegador do SOLIDWORKS®, incluindo 3D Creator e 3D Sculptor.

Conheça o Assistente de Design! O Design Assistant inclui quatro ferramentas que usam algoritmos de aprendizado de máquina integrados que oferecem assistência de design com base em seu fluxo de trabalho. Essas ferramentas baseadas em IA foram projetadas para automatizar tarefas demoradas e repetitivas, como selecionar arestas ou trabalhar com posicionamentos, o que ajuda você a se manter produtivo e liberar tempo para criatividade e coisas que precisam de mais atenção.

Vejamos as ferramentas do Design Assistant e como elas podem ajudá-lo em um fluxo de trabalho de design.

Auxiliar de Seleção do Assistente de Design

O Auxiliar de Seleção prevê e oferece uma sugestão sobre o que você deve selecionar a seguir, com base no trabalho concluído até o momento. É um ótimo companheiro para escolher arestas, filetes ou chanfros, pois identificará outras arestas semelhantes ou simétricas, com comprimento comparável ou localizadas próximas e prevê quais outras arestas você provavelmente selecionará. Se você adicionar outra seleção manual, a previsão será refinada. Se você concordar com a previsão, um toque dá sinal verde e seleciona automaticamente todas as arestas sugeridas. Você sempre tem a palavra final de qualquer maneira.

Digamos que você esteja trabalhando em uma montagem de motor e em uma das peças que deseja remover algumas das arestas vivas com um filete onde há muito o que selecionar manualmente. É aí que o Selection Helper pode ser muito útil. Depois de fazer uma seleção, o Assistente de seleção sugerirá uma série de outras seleções que podem ser feitas para você com base no tamanho, forma e orientação da geometria. Se você fizer mais seleções, a previsão se tornará mais inteligente e mais relevante para o que você precisa fazer. E em um período de tempo muito mais curto, você terá todas as arestas que deseja com um novo filete.

Assistente de Design Mate Helper

O Mate Helper insere automaticamente várias instâncias de componentes em sua montagem, reconhecendo e sugerindo locais para replicar componentes.

O Mate Helper permite que você insira instâncias adicionais de componentes duplicados automaticamente, maximizando sua eficiência e reduzindo o tempo redundante gasto na instalação de componentes duplicados, como fixadores.

Auxiliar de esboço do assistente de design

O Sketch Helper ajuda a prever o que você vai esboçar a seguir e duplica rapidamente os objetos e entidades de esboço selecionados para vários locais que possuem características circundantes semelhantes.

Digamos que você queira adicionar alguns furos a um suporte, basta colocar uma entidade de esboço e o Auxiliar de esboço saberá o que esboçar a seguir para concluir o esboço automaticamente. É inteligente o suficiente para reconhecer recursos semelhantes na geometria subjacente para prever corretamente o esboço que você precisa fazer.

 

Assistente de Design Smart Mate

O Smart Mate foi projetado para ajudá-lo a criar posicionamentos arrastando e segurando um componente na posição onde deseja que ele se encaixe com os componentes circundantes. O comando Smart Mate será iniciado automaticamente quando você arrastar um componente próximo à borda de outro componente e reconhecer as faces de posicionamento corretas para criar posicionamentos totalmente restritos em tempo real.

Bem, aí está: quatro ferramentas “inteligentes” para ajudá-lo a ser mais produtivo. As ferramentas do Design Assistant se tornam mais inteligentes com base em seus fluxos de trabalho. Eles se adaptam em tempo real aos seus fluxos de trabalho e fornecem sugestões constantemente atualizadas à medida que você fornece mais informações.

As ferramentas estão aqui para ajudá-lo, não para substituí-lo. Recebi alguns conselhos na época de que “um trabalho que nunca vai acabar é um trabalho que requer criatividade”. Não vejo a IA nos substituindo, mas vejo um impacto significativo em como trabalhamos.

Pensamentos? Adicione seus comentários à seção de comentários do blog. E se você perdeu a chance de enviar ideias para a lista dos dez melhores, ainda pode votar nas inscrições até 27 de janeiro de 2023. Obtenha mais detalhes aqui.

Melhor ainda se você estiver participando de nosso evento anual para usuários, o 3DEXPERIENCE World permite que você se conecte. Acompanhe minhas sessões 3DEXPERIENCE R&D Meetup: um bate-papo com as equipes de P&D do SOLIDWORKS Cloud Apps e SOLIDWORKS on Cloud 9.

O 3DEXPERIENCE World acontecerá em Nashville, Tennessee, de 12 a 15 de fevereiro de 2023 e você pode se registrar e revisar as sessões aqui. Espero vê-lo!