SOLIDWORKS Entrepreneur FLX Solutions lança robôs inteligentes e flexíveis para o mercado

Às vezes, alguns eletricistas ficam presos aos fios e tem dificuldade de se locomover. Trabalhar com equipamentos ativos pode ser mortal, a cada dia morre um eletricista nos Estados Unidos devido aos fios elétricos de alta tensão. Mas as paralisações de equipamentos são quase impossíveis em mercados de alta disponibilidade, como o setor de telecomunicações de US $ 2,6 trilhões, onde um único minuto de inatividade pode custar mais de US $ 8.000.

O fundador e presidente da FLX Solutions, Inc., Dr. Matt Bilsky, inventou um robô em forma de cobra imprimível em 3D de baixo custo que revolucionará a maneira como os trabalhadores lidam com áreas de difícil acesso. A ideia surgiu de suas próprias frustrações como empreiteiro, passando fios através das paredes existentes.

O robô tem uma polegada de diâmetro e é composto por elos longos de seis polegadas que podem se estender e girar, permitindo que ele se expanda e se apoie nas paredes das cavidades para deslizar como um alpinista. Ele pode ser inserido através de um orifício do tamanho de uma tomada e cada link possui uma câmera. O vídeo dos aproximadamente 15 links em cada robô pode ser unido, criando imagens 3D de realidade virtual (VR). O final do robô pode ser facilmente alterado para melhor se adequar à tarefa em questão, como uma broca para passar por pregos ou uma pinça para agarrar.

“Nosso objetivo não é tirar empregos. Eletricistas e outros trabalhadores sabem para onde precisam ir, queremos levá-los para lá mais seguros e fáceis ”, diz Bilsky. “A oportunidade é trazer ferramentas inteligentes e robóticas para todos os caminhões de trabalho, reduzindo significativamente o preço da robótica, onde o robô de serviço médio custa cerca de US $ 50.000.”

O SOLIDWORKS tem sido uma parte crítica do desenvolvimento dos robôs até o momento. O projeto começou em 2013, enquanto o Dr. Bilsky ainda era um estudante de doutorado na Universidade de Lehigh, onde o SOLIDWORKS é o software CAD de escolha. Dr. Bilsky continuou trabalhando no projeto na Universidade como membro do corpo docente até sair no final de 2018.

 

O SOLIDWORKS Entrepreneur Program possibilitou que a FLX Solutions tivesse acesso ao conjunto completo de ferramentas, apesar de ser uma startup de pré-receita.

A FLX Solutions usa os vários pacotes do SOLIDWORKS para dar suporte ao desenvolvimento do robô. Todas as peças são modeladas e montadas virtualmente, permitindo testes antes da produção. O pacote de SOLIDWORKS Simulation permite testes virtuais de projetos, economizando tempo e dinheiro. A empresa foi recentemente aceita como um acelerador de inicialização líder patrocinado pelo setor de telecomunicações para resolver problemas usando as tecnologias robóticas da empresa. A empresa está trabalhando para concluir um protótipo Beta para iniciar os testes de campo com os clientes em fevereiro de 2020. A FLX Solutions espera ter unidades antecipadas à venda antes do final de 2020.

“O SOLIDWORKS nos permitiu projetar, testar e iterar de forma rápida e barata o robô, para que possamos demonstrar as tecnologias para potenciais investidores e parceiros estratégicos”, diz Bilsky. “São parcerias como essa que tornam nossa visão de aumentar a segurança do trabalhador e diminuir o tempo de inatividade a um preço que torna a robótica acessível para todos os possíveis”.