HP e SOLIDWORKS em parceria para inovações em impressão 3D

Empresas vão otimizar aplicações em SOLIDWORKS para tirar vantagem dos recursos inéditos da linha de impressoras Jet Fusion 300/500 da HP.

A HP lançou esta semana, durante o SOLIDWORKS World 2018, uma nova linha de impressoras 3D, a série Jet Fusion 300/500, que vai democratizar o acesso de pequenas empresas, empreendedores e escolas às tecnologias de impressão Multi Jet 3D.

São quatro equipamentos que podem imprimir peças tridimensionais multicoloridas ou preto e branco com preços baixos, maior velocidade de impressão de objetos em cores, uso de materiais não homogêneos e possibilidade de trabalhar em todo o ciclo de produção, da prototipagem à fabricação, na mesma plataforma.

A impressora pode manipular os voxels individualmente, abrindo espaço para o design e produção de objetos com materiais que tenham múltiplas propriedades físicas (como rigidez e flexibilidade), inúmeras cores e texturas; e condutividade elétrica já embutida durante a impressão. Tais recursos exigem não só que os profissionais de design pensem de forma diferente como também exigem que os softwares de 3D possam gerar projetos com essas novas oportunidades.

Daí a parceria entre HP e a SOLIDWORKS, software para design e engenharia em 3D, ser anunciada durante a conferência SOLIDWORKS World 2018, que acontece entre 4 e 7 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.

A parceria entre as empresas visa otimizar aplicações do SOLIDWORKS para trabalhar com os recursos únicos da tecnologia Multi Jet Fusion 3D, especialmente no que se refere a poder imaginar produtos e objetos que tirem proveito de novos materiais e da manipulação dos voxels. As empresas vão alinhar seus road maps futuros de tecnologia para prover aos usuários das impressoras ferramentas de design integradas com a tecnologia voxel-level da HP, bem como recursos de design para novos materiais.

O road map inclui os novos releases do SOLIDWORKS com suporte para impressão full-color e compatibilidade com o padrão 3MF feito para garantir acuracidade e confiabilidade na troca de informação sobre cores em impressão 3D por todo o processo de manufatura.

Para o CEO da SOLIDWORKS, Gian Paolo Bassi, a parceria se encaixa no conceito de “renascença digital” que a empresa está adotando como mote para o futuro.