Finalmente — Como passar no Teste de Certificação Profissional SolidWorks

??????

No mês de março desse ano, escrevi sobre como fui desafiado por Matt Lorono a passar no Teste de Certificação Profissional SolidWorks (CSWP), Em abril, falei sobre como fazer a (e passar na) primeira parte do teste, e em junho debati sobre como tive que fazer duas tentativas para passar na segunda parte.

 

Após minha experiência com a segunda parte, fiz questão de passar bastante tempo me preparando para a teceira (e última) parte. Se você não está familiarizado com o teste CSWP, a terceira parte fala sobre montagens, posicionamentos, sistemas de coordenadas e análises de propriedades de massa. Prestei bastante atenção em tudo o que a minha professora, Marie Planchard, me passou como exercício e conferi tudo duas vezes.

Assim que comecei o teste, com duração de 80 minutos, me senti mais confiante do que quando fiz a segunda parte, principalmente porque o processo de criação de montagens é uma parte muito mais lógica do processo de projeto. Quando você está fazendo o projeto de um produto, você raramente cria uma única peça, e trabalhar com um sistema realmente me ajudou a sentir que estava alcançando um objetivo e chegando ao fim do processo.

Tenho o prazer de comunicar que concluí a terceira parte do teste na primeira tentativa e que agora tenho oficialmente a Certificação Profissional SolidWorks. Para confirmar isso, aqui está uma cópia do meu certificado.

Untitled
 

Aqueles que já possuem um CSWP devem ter percebido uma pequena diferença em relação ao meu certificado. Geralmente, o certificado inclui a assinatura do CEO. Contudo, eu não achei que seria adequado assinar meu próprio certificado, então pedi a Marie Planchard e ao Jeremy Luchini que o assinassem. Se você não sabe que são eles, Marie é responsável pelos programas educativos e Jeremy gerencia nossa equipe de certificação. O meu certificado agora está pendurado na parede do meu escritório, onde me lembra do esforço que os nossos usuários dedicam aos seus projetos todos os dias.

?Passar pelo processo de estudar para o teste CSWP (e passar nele) me levou a resultados inesperados. Fazia tempo que eu não usava de forma tão prática o SolidWorks, e quanto mais eu trabalhava com o software, mais tempo queria passar trabalhando nele. Agora tenho certeza de que poderia projetar praticamente qualquer coisa que desejasse, e quero acompanhar o desenvolvimento do produto à medida que avançamos. Sinto também uma maior conexão com todos os usuários do SolidWorks com quem converso pelo mundo, e mesmo não sendo um projetista profissional, sinto que posso entender melhor suas experiências diárias.

Para todas as pessoas que estiverem pensando em fazer o CSWP, ou mesmo o CSWA, vou repetir o mesmo conselho dado anteriormente. Desenvolva um plano pessoal, estabeleça objetivos e se atenha a eles. É fácil perder o foco, mas você precisa sempre ter o objetivo final em mente. Conceda a si mesmo tempo para estudar e estabeleça prazos. Isso evitará que você perca alguma coisa importante e você não se sentirá tão apressado como eu me senti algumas vezes.

E, por último, eu gostaria de agradecer a Marie Planchard por toda sua ajuda e consultoria conforme eu avançava nesse processo. Ela me ajudou a transformar o que poderia ter sido um processo complicado em um processo muito mais organizado e lógico, além de sempre me apoiar com palavras de incentivo. Gostaria também de agradecer a todos vocês que me aconselharam e incentivaram através do nosso blog. Saber que eu tinha o apoio da comunidade SolidWorks me ajudou muito durante o processo.

E, para aqueles que me perguntem quando estou pensando em passar no CSWE, ficarei devendo uma resposta!

-Bertrand Sicot
CEO DS SolidWorks