Fazer o Teste de Certificação Profissional SolidWorks – Segmento 2

 

De volta em março, escrevi sobre como fui desafiado por Matt Lorono para passar no teste da Certificação Profissional SolidWorks (CSWP) e em abril falei sobre fazer (e passar) a primeira parte do teste. Faz quase oito semanas desde minha última postagem, então pensei em publicar uma atualização.

 

Depois de passar do primeiro segmento, comecei a pesquisar para compor o segundo. Nessa parte, você tem apenas 40 minutos para obter os pontos de que precisa para ser aprovado. São testados os seguintes conhecimentos:

  • Criação de configurações a partir de outras configurações
  • Alteração de configurações
  • Propriedades de massa
  • Alteração de recursos de uma peça existente do SolidWorks

Tenho que admitir que fiquei um pouco surpreso com a rapidez com que tive que trabalhar nesse segmento. No final, cometi alguns erros quando tentei alterar as configurações e, por isso, falhei em algumas partes. Mas a experiência me ensinou algumas coisas.

Untitled
Ao começar essa parte do teste, pensei que teria tempo suficiente para refletir e analisar minhas escolhas. Essa pressuposição me trouxe problemas. Depois de fracassar na primeira tentativa, voltei, revi meus conhecimentos sobre configurações e trabalhei nas áreas em que senti que não era tão bom. Quando retomei o segmento, me senti muito mais confiante nas minhas decisões e fico feliz em dizer que obtive sucesso na segunda tentativa.

Para qualquer pessoa que se deparar com esse segmento do teste de CSWP, indico as seguintes recomendações:

  • Tenha confiança no que estiver fazendo
  • Compreenda de verdade o funcionamento das configurações
  • Encontre o equilíbrio entre rapidez e precisão – se parar para fazer críticas sobre o seu trabalho a todo momento, você ficará sem tempo.

Agora, tenho que começar a fazer os exercícios que minha professora, Marie Planchard, passou para mim, a fim de me preparar para o terceiro segmento. Esses exercícios têm foco intenso em montagens, coordenadas e propriedades de massa. Parece que tenho um grande desafio pela frente.

Bertrand Sicot
CEO DS SolidWorks