Como trabalhar com Projetos 3D NÃO-SOLIDWORKS

 

Entre as centenas de novos recursos e melhorias embarcadas SOLIDWORKS 2017, temos o 3D Interconnect, que permite aos usuários utilizarem os principais formatos de arquivos de outros softwares CAD de maneira similar aos arquivos nativos do SOLIDWORKS.

Você precisa inserir uma válvula de um fornecedor que utiliza o Autodesk Inventor no seu projeto no SOLIDWORKS? Você precisa utilizar o SOLIDWORKS para projetar moldes ou ferramentas progressivas em torno od arquivos Creo ou CATIA de seus clientes ? Outro departamento da sua empresa que fica em outro lugar te mandou um arquivo Solid Edge e você precisa completar o projeto no SOLIDWORKS?

Se sua resposta for sim, você não está sozinho. Porém existem muitos desafios na interoperabilidade de arquivos CAD: arquivos que não abrem, perda de Recursos, geometrias desalinhadas e arquivos duplicados, o que pode resultar em muito tempo gasto com remodelagem e assim, um atraso no seu projeto. Uma pesquisa do NIST (National Institute of Standards and Technology) nos Estados Unidos estima que “interoperabilidades imperfeitas causam a perda de pelo menos 1 bilhão de dólares por ano na cadeia de suprimentos automotivos dos Estados Unidos. Esses custos são devido a múltiplos programas de CAD e CAM e erros na troca de dados do produto.”

Não seria ótimo se nós pudéssemos utilizar arquivos dos principais formatos CAD de maneira similar ao que fazemos com os arquivos nativos do SOLIDWORKS? Não seria ótimo se pudéssemos focar em nossos projetos e não precisássemos nos preocupar com o formato dos arquivos CAD ? Não seria ótimo que se mudanças acontecessem nesses arquivos de outros formatos CAD, essas alterações fossem refletidas automaticamente SOLIDWORKS ?

Agora esse sonho pode ser realizado graças ao SOLIDWORKS 3D Interconnect  do SOLIDWORKS 2017. O 3D Interconnect é uma nova  funcionalidade que permite os usuários SOLIDWORKS poderem abrir outros arquivos CAD no SOLIDWORKS e utiliza-los da mesma forma que eles utilizariam arquivos nativos do SOLIDWORKS, ele substitui todo o processo de conversão de arquivos simplesmente abrindo esses arquivos diretamente como se eles tivessem sido criados no SOLIDWORKS, e também são atualizados automaticamente caso sofram alterações, além de atualizar toda a geometria criada em torno deles.

Vamos acompanhar uma rápido fluxo de trabalho como exemplo. A polia da figura 1 foi feita no Creo. Podemos abri no SOLIDWORKS como se fosse um arquivo local. Ele é inserido como um componente virtual na arvore de trabalho. O ícone com uma seta verde indica que o arquivo é de um formato CAD diferente do SOLIDWORKS. Podemos então, fazer um corte de chaveta e outro corte curvado neste modelo e fazer referencias com as arestas da peça criada no Creo.

base_part_oboe-615x320

Figura1. Uma polia feita no Creo foi aberta e editada no SOLIDWORKS. Você pode notar que a interferência entre a abertura curvada e um componente na parte inferior da Figura1. Esse problema foi resolvido em uma nova revisão mostrada na figura 2.

fig2_creo_oboe-615x312

Figura 2. Uma modificação no arquivo Creo.

fig3_treenode_oboe-615x345

Figura 3. O ícone indica que o modelo revisado está disponível.  O 3D Interconnect não só reconhece o arquivo prt.2, um formato de revisão único do Creo, mas também diz que uma mudança está disponível com o ícone indicado na Figura 3.

Tudo o que precisamos fazer agora é clicar no ícone para atualização do modelo.

Figura 4. Atualize o modelo para uma nova revisão no Creo.

creo_small_oboe-fig4

Essa nova revisão vai ser automaticamente refletiva nas duas peças, como podemos ver na figura 5.

fig5_oboe_featuredimage-615x314

Figura 5. Uma nova revisão é refletida em ambas as partes da peça. Antes mesmo de você perguntar, aqui temos os formatos e versões suportadas no 3D Interconnect 2017:

  • PTC
    o .prt, .asm for Pro/E 16 – Creo 3.0
  • Autodesk Inventor
    o .ipt for V6 – 2016
    o .iam for V11 – 2016
  • Solid Edge
    o .par, .asm, .psm for V18 – ST8
  • Siemens NX
    o .prt for UG 11 – NX 10
  • CATIA V5
    o CATPart, .CATProduct for V5R8 – V5R2016

Espero que você tenha achado essa ferramenta relevante e animadora. Para mais detalhes cheque nosso site de lançamento do SOLIDWORKS 2017 ou contate sua revenda local.

Curta nossa página no Facebook aqui e se inscreva no nosso canal do Youtube aqui e saiba tudo sobre o SOLIDWORKS!