10 Maneiras de Reduzir Custos no Desenvolvimento do Produto

“Como tornar mais barato?”

Essa é uma pergunta muito comum. Engenheiros enfrentam constantes pressões para reduzir o custo do desenvolvimento do produto, porém utilizam de estratégias que são contra a produtividade, aumentando o custo e danificando projetos.

O fato é que em um ambiente competitivo, não há como fugir da questão de custos. Como 60% do custo total do projeto é determinado durante a fase de concepção, os engenheiros devem ser capazes de diferenciar trabalhos que irão ou não ter diminuição no custo.

Aqui estão as dez dicas.

Screen-Shot-2016-02-26-at-16.34.53-e1456504624269

Sempre simplifique

É verdade o que dizem. Existe beleza na simplicidade.

Alguns times de desenvolvimento se perdem na jornada de inovação. Em pouco tempo você pode ter um produto que impressiona seus colegas engenheiros e também os consumidores, que anseiam simplicidade.

Na edição de maio de 2012 da Harvard Business Review, Stefam Thomke escreveu o seguinte: “Determinar quais características omitir é tão importante – e talvez mais importante – que descobrir quais delas incluir. Infelizmente, muitas empresas não sabem como lidar e esquecem de fatores importantes, como os valores dos clientes e a facilidade de uso.”

Sempre tenha o consumidor final em mente. Quando falamos no design do produto, menos é mais.

Concentrar esforços no estágio de planejamento

Quando você está próximo da data de entrega, é tentador correr com o estágio de planejamento e começar a projetar o mais rápido possível. Não é uma boa ideia. Correr com esse estágio pode fazer com que você tome decisões erradas, e consequentemente, aumentando o custo do projeto.

Em vez disso, é melhor gastar sua energia no começo do projeto, esclarecendo as tarefas, visualizando os problemas que precisam ser resolvidos e debater ideias sobre como resolvê-los. Fazendo isso, você irá reduzir situações complexas, iterações custosas, revisões e mais tarde, melhorias.

Porém…

Não fique preso ao plano de desenvolvimento

Ter um sólido plano de desenvolvimento é importante, mas tratá-lo como algo que não se pode mudar é um erro. Novas ideias podem ser levantadas através do projeto. Novas limitações irão surgir. Condições irão mudar. Lembre-se de que seu plano é apenas uma hipótese inicial.

 

Proponha projetos antigos

Você realmente acha que precisa projetar um produto novo, partindo do zero? Ou você acha que pode reutilizar de projetos anteriores? O SOLIDWORKS pode trazer diversos avanços para seu projeto e em alguns casos, pode até mesmo automatizar partes dos projetos, escolhendo os elementos certos para você.

Colabore!

Algumas pessoas dizem que números tem força. Outros acham que eles só atrapalham.

Seja de que lado você estiver, colaboração no desenvolvimento do produto pode acelerar seu projeto até sua conclusão. Para produtos de pequena escala, 3D CAD permite solucionar problemas com seus colegas engenheiros através do compartilhamento de arquivos. E para maiores, projetos complexos e engenharia simultânea – onde várias equipes de engenharia trabalham em paralelo para atingir o resultado – permite que você interaja rapidamente e torne o projeto o mais eficiente possível.

Podar os gastos de marketing

Os custos de marketing sempre parecem ser maiores do que combinado. Com SOLIDWORKS você pode gerar imagens foto-realistas do seu projeto. Isso significa que você não precisa esperar até seu produto estar pronto para começar um marketing em cima dele. E, não será necessário pagar por fotos do produto.

Reduzir protótipos

Fazer protótipos é essencial para o sucesso de qualquer produto, mas o vai-e-vem entre testar um protótipo, aprimorar o projeto, construí-lo, e aprimorá-lo, se torna caro. O SOLIDWORKS te permite simular interferências e colisões entre as peças móveis, porém isso é apenas a ponta do iceberg.

Você pode fazer qualquer tipo de simulação: linear ou não linear estática, vibração, fadiga, térmica, otimização e dinâmicas não linear. Você pode comparar a performance de diferentes materiais, e você pode calcular automaticamente forças em componentes críticos – como molas e rolamentos.

Usando essas simulações no começo do projeto, permite que você otimize, melhore a qualidade dos produtos e reduza drasticamente a carga de prototipagem no mundo real.

Velocidade através da marca

Softwares 3D CAD como SOLIDWORKS tornam muito fácil o compartilhamento do projeto. Sem postar mais desenhos 2D que forçam seus clientes a pensarem muito. Você pode enviar arquivos CAD eletronicamente, permitindo que todos visualizem o produto em 3D.

Boa gestão do projeto

É impossível subestimar a importância de uma boa gestão de projetos, especialmente porque é onde muitas equipes de desenvolvimento tem problemas. Quando você sente que existem muitos produtos para serem feitos de uma vez, você perde clareza. Torna-se mais difícil de priorizar algo. O feedback fica cada vez mais adiado. E, relativamente, todos os projetos levam mais tempo para serem concluídos.

Isso também cria uma pressão sobre “acertar de primeira”, o que dificulta a criatividade e frustra na hora de inovar. Não há nada de errado com uma agenda cheia, mas deve ser gerido por um especialista que alcance o equilíbrio entre manter sua equipe de desenvolvimento ocupada e sobrecarregá-la. Não exige nem demasiadamente nem muito pouco. Gerencia prazos de forma realista. Isso resultará em mais foco e prioridades mais claras.

Ouça

Não importa quão bom é seu plano de desenvolvimento, ou quão resistente é seu protótipo, existe sempre espaço para mudanças. Ouça fabricantes e aqueles que estão na linha de produção. Pode ser que a remoção de uma função desnecessária, ou trocar um material, pode diminuir grande parte do custo de desenvolvimento e de fabricação.

Sobre você

Como podemos tornar mais barato? Voltando a maneira normal de fazer as coisas. Se concentrar de forma excessiva no processo de desenvolvimento do produto pode ter um resultado contrário ao que se espera. Você pode acabar dando mais custos ao projeto em vez de gerar cortes de custos.

Verdadeiras mudanças devem vir da inovação no processo todo, não apenas inovar no projeto.