Obz Design: superando desafios para combater a anemia

Obz Designé uma organização sem fins lucrativos, focada em melhorar a saúde através de soluções médicas baseadas em dados e dispositivos. A organização, através da engenharia e tecnologia quer criar soluções medicinais que podem revolucionar o mundo. Obz especialmente se interessa por profissionais na área da saúde de nações desenvolvidas. Trabalhando com o intuito de levar dispositivos médicos para nações estrangeiras é difícil, uma vez que o país tem carência de recursos. A engenharia é especialmente importante para entender necessidades, criar modelos especializados e desenvolver dispositivos médicos sustentáveis.

Com experiência na África e América Latina, o CEO e fundador da Obz, James Fox tem um vasto conhecimento em desenvolvimento de dispositivos médicos e entendimento em como agir com poucos recursos. Anteriormente, Fox criou soluções para apneia infantil e um cobertor fototerapêutico para tratar icterícia. Agora Fox e Obz querem enfrentar a anemia, que afeta 2 bilhões de pessoas e causa 1 milhão de mortes anualmente.20141109_pc_chinandega-1054x6

Anemia é causada por mal nutrição e é muito perigosa em crianças e gestantes. Infelizmente, apesar das dos dados assustadores, é uma doença que se pode prevenir. “Nós vimos crianças que sofrem de desnutrição e anemia. É de cortar o coração sabendo que é algo que poderíamos evitar.” Disse Fox. Obz Design está trabalhando para desenvolver uma ferramenta que faça um diagnóstico efetivo, detectando a anemia e melhorando a capacidade dos profissionais na área da medicina.

“SOLIDWORKS tem sido muito valioso para nós desde o princípio”, afirma Fox. “Usamos o software para comunicação técnica – compartilhar dispositivos renderizados e modelos 3D feitos no SOLIDWORKS por usuários na Nicarágua. Ao longo do avanço no modelo, SOLIDWORKS nos permitiu fazer mudanças nos modelos.”img_20141113_225417_157

Ter a habilidade de se comunicar com profissionais médicos em países desenvolvidos durante os estudos é essencial para criar dispositivos que atendam as necessidades e as leis locais dos consumidores finais. “Médicos, enfermeiras e pacientes estão nos apoiando porque fomos capazes de comunicar com eficácia nossa ideia e assim recebemos feedback dos principais interessados. SOLIDWORKS foi uma ferramenta de extrema importância nesse processo.” Disse Fox.

Ter a opção de visualizar os modelos é crítico para alguns obstáculos na comunicação. “Uma imagem vale mais que mil palavras” ressalta. Fox continua, “Línguas e barreiras culturais são desafios. Nos comunicamos de forma mais eficaz quando podemos ver ou segurar um modelo, e também quando podemos fazer mudanças nele.”img_1724

Quando lidamos com nações em desenvolvimentos ou áreas remotas, recursos e sustentabilidade são fatores muito importantes para se considerar. Se o recurso necessário é escasso, a vida útil do aparelho será pequena. “Para conseguir aturar em ambientes de recursos limitados, precisamos entender o que é necessário.”, afirmou Fox. “Nós gastamos muito tempo nesses ambientes, observando usuários e pacientes. Cuidadosamente estabelecemos modelos e desempenhos, e repetidamente testamos nossas hipóteses em campo.”

Se não pudermos reproduzir as condições do local ou as opções de manutenção, o dispositivo não irá alcançar o esperado. Se um dispositivo médico não puder ser facilmente operado por um não expert, será uma grande obsolescência. “Sabemos da necessidade de um produto rápido, não muito caro e muito efetivo.” Diz Fox. “Porém, deve ser durável e fácil para qualquer pessoa usar.”

Felizmente para a luta contra anemia, Obz costuma ter sucesso contra essas condições, Fox é muito dedicado. “Para nós, isso é sobre definir o problema, equipar o time com as ferramentas certas e executar as tarefas. Temos um time de desenvolvimento de produto muito bom para esse desafio.”