5 Ferramentas Grátis para Engenheiros

Como um engenheiro ou projetista, você deve estar acostumado a softwares que necessitam de recursos significantes – seja tempo ou custo – para serem utilizados dentro do seu processo de desenvolvimento de produtos. Mas você sabia que existem ferramentas muito úteis, fáceis de usar e que são inteiramente grátis?

Confira abaixo a lista das cinco melhores ferramentas que recomendo para o seu trabalho!

1. eDrawings. Esta ferramenta gratuita da SOLIDWORKS foi a primeira solução de colaboração para facilitar a troca de dados por email da indústria. Funciona para modelos 3D e desenhos 2D, além de suportar diversos sistemas de CAD. O destinatário não precisa conhecer e nem possuir uma solução de CAD para manipular um arquivo do eDrawings. Ao usar essa tecnologia, os usuários poderão visualizar modelos 3D e desenhos, assim como rotacionar, ocultar e mover peças dentro de montagens 3D. Além disso, é possível medir, fazer marcação e criar cortes – tudo isso de forma completamente dinâmica. Você pode fazer o download do eDrawings de graça, clicando aqui.

eDrawings

eDrawings – A produtividade está a apenas um clique de distância.

2. DraftSight. Você já pensou em como continuar trabalhando com seus arquivos 2D quando decidir finalmente embarcar no mundo 3D? Não se preocupe mais. Você pode baixar de forma totalmente gratuita um software de CAD 2D chamado DraftSight (da própria Dassault Systèmes), que fornece ferramentas intuitivas para criar, atualizar e visualizar arquivos nativos em DWG. O software roda em Windows, Mac e Linux. Você pode fazer o download do DraftSight de graça, clicando aqui. Ah, e se você for um usuário de CAD 2D e estiver interessado em testar o CAD 3D SOLIDWORKS, você pode fazer um Test Drive gratuito registrando-se aqui.

3. Color Cop. Você já precisou criar uma apresentação para um cliente, mas precisou configura-la para combinar com as especificações de cores daquela empresa? Bem, isso agora é possível com uma ferramenta gratuita da Color Cop. Essa ferramenta identifica e representa as cores em vários formatos de cores (os chamados códigos hexadecimais). Basta arrastar o controle de cor para qualquer local na tela e soltar o mouse. O código hexadecimal para a cor escolhida vai automaticamente ser copiado para a sua área de transferência para uso futuro. Baixe o Color Cop clicando aqui.

4. CustomPartNet.com. Mesmo não contando com um software independente, este website fornece uma forma inteligente de controlar os processos de manufatura dentro da sua empresa. Essa ferramenta online é muito simples de usar, e ajuda a decidir qual a rota a ser usada quando as peças estão prontas para serem produzidas. A ferramenta de estimativa de custo fornece aos usuários uma estimativa do custo de manufatura de uma peça baseado no método de manufatura (moldagem por injeção, forjamento, fundição ou usinagem) e os recursos específicos da sua peça (material, quantidade, etc.). Além disso, o site fornece ainda artigos valiosos, novidades e documentos técnicos. Confira acessando www.CustomPartNet.com. Para uma análise de custo mais detalhada, não se esqueça de conferir o SOLIDWORKS Costing, presente no pacote SOLIDWORKS Professional.

5. CCleaner. Este aplicativo gratuito é a ferramenta indispensável para manter sua estação de trabalho operando no pico de desempenho. Esse aplicativo permite identificar e eliminar a bagunça na sua máquina que está deixando-a mais lenta. Por exemplo, ela localiza e remove automaticamente cookies desnecessários, arquivos temporários e o seu histórico da Internet. A ferramenta também oferece recursos avançados para manter entradas de registro antigos e desnecessárias. Você pode baixar o CCleaner de graça clicando aqui.

Se você ficou interessado nesse post, assista nosso “screencast” chamado SOLIDWORKS Tips for Engineers. Você aprenderá como cada uma das ferramentas apresentadas funciona, e como encontra-las sem gastar um centavo.

* *

Um agradecimento especial para Jeremy Regnerus da SOLIDWORKS, que postou esse artigo no Blog da SOLIDWORKS nos Estados Unidos.

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Gerente Técnico, América Latina at Dassault Systèmes
Timoteo is a Senior Area Technical Manager for Latin America.
Timoteo Müller
Timoteo Müller