Revolucione o Conceito da Inovação com o SolidWorks Mechanical Conceptual

O Desafio do Projeto Mecânico Conceitual

A inovação no design de produtos impulsiona o sucesso do negócio, e para inovar é fundamental que projetistas possam realizar estudos de cenários “e se” durante a fase conceitual do projeto de um produto. Quase 1/3 do tempo de desenvolvimento de um produto é gasto no estágio de projeto conceitual, à medida que as ideias são desenvolvidas, discutidas e avaliadas. Tipicamente, o projeto de um conceito não é um procedimento solitário; os projetistas tendem a colaborar quando criam conceitos. Na pior das hipóteses, usam uma forma informal para trocar ideias com seus colegas. Estes fluxos de trabalho do projeto conceitual são claramente diferentes daqueles seguidos quando é necessário criar projetos detalhados para os desenhos de produção.

Tipicamente, um projetista de conceitos precisa superar três desafios diferentes:

  1. Capturar e avaliar rapidamente suas ideias;
  2. Cada conceito pode evoluir em múltiplas iterações, as quais necessitam ser gerenciadas;
  3. Colaborar e comunicar com colegas.

Vamos ver agora como o SolidWorks Mechanical Conceptual ajuda em cada um desses desafios.

1.   Capturar a Ideia

Tradicionalmente, os estágios mais iniciais do desenvolvimento de um produto envolvem muito lápis, caneta e rascunhos. Infelizmente, os projetos sempre estão em papel. Assim, você precisa recriar suas ideias dentro uma ferramenta de CAD, e então animar ou percebe-las em 3D, a fim de compreender se suas ideiais vão realmente funcionar no mundo real. Devido ao tempo necessário para realizar essas operações, nem todas as ideias são completamente avaliadas.

SolidWorks-Mechanical-Conceptual-Sketch

O SolidWorks Mechanical Conceptual tem um ambiente único de modelagem, totalmente intuitivo e flexível, que permite que os projetistas possam capturar rapidamente suas ideias em 2D ou 3D, usando uma aproximação de projeto ascendente, descendente ou através de um modelo mestre. O ambiente de modelagem único do SolidWorks Mechanical Conceptual permite que os engenheiros possam projetar da maneira que pensam. Você começa com o panorama geral do projeto, e então ferramentas simples permitem que você possa converter esboços 2D ou recursos em 3D para componentes separados, através de uma forma muito simples.

SolidWorks-Mechanical-Conceptual-Mechanism

SolidWorks-Mechanical-Conceptual-Single-Modeling-Environment

O ambiente único de modelagem do SolidWorks Mechanical Conceptual permite que os projetistas possam concentrar-se em resolver seus problemas de projeto, sem a necessidade de se preocupar com gerenciamento de montagens ou relacionamentos entre peças.

2.   Gerenciar Seus Conceitos (Ideias)

A fase do projeto conceitual cria grandes quantidades de dados de projeto inter-relacionados. Você pode traçar um paralelo desta fase do projeto com a evolução da vida na Terra. Você começa com uma solução e cria iterações tentando variantes, mas você nunca sabe qual realmente vai funcionar. O SolidWorks Mechanical Conceptual utiliza a metodologia de Arquivar Conceitos para capturar o projeto em cada ramificação, para que você possa facilmente acessar qualquer iteração do projeto caso alguma das versões de trabalho seja um beco sem saída.

SolidWorks-Mechanical-Conceptual-Concept-Management

Devemos observar que todas as ideias tem seu valor, e só porque um conceito não resolveu um problema de projeto particular, não quer dizer que ele deve ser jogado fora. Através do recurso de arquivar conceitos, todas as soluções de projeto podem ser pesquisadas e facilmente obtidas pelo SolidWorks Mechanical Conceptual, maximizando a reutilização de dados e evitando que as equipes de projeto reinventem a roda.

3.   Acessar de Qualquer Lugar a Qualquer Instante

No mercado de trabalho global que funciona 24 horas por dia, projeto e colaboração não podem esperar até que todos os stakeholders estejam no escritório para que um novo projeto de produto seja aprovado. Se o seu processo de projeto de conceitos depende de papel e lápis, a única maneira de todos compreenderem totalmente o projeto seria quando os mesmos estivessem na mesma sala, com todos os conceitos em papel disponíveis. O SolidWorks Mechanical Conceptual permite que uma equipe de projeto espalhada possa colaborar em um projeto de conceito usando ferramentas fáceis de usar “na nuvem”, que sejam familiares e baseadas em conceitos atuais de Internet. Para o SolidWorks Mechanical Conceptual, a nuvem não apenas fornece um meio seguro e confiável para armazenar seus dados de projeto, como também permite colaborar de maneira simultanea no mesmo projeto. Isso significa que dois projetistas podem trabalhar em conjunto no mesmo projeto, atualizando as modificações individuais em componentes à medida que o trabalho evolui. Mas nem todos os stakeholders precisam projetar; muitos precisam apenas fornecer orientação do projeto ou feedback. O projetista líder pode criar uma comunidade no SyYm e os participantes que não são projetistas poderão usar um navegador de Web para ler os comentários dentro do blog do projeto, além de criar sugestões. Este processo não estruturado de colaboração pode ocorrer 24/7, e na próxima vez que o projetista usar o SolidWorks Mechanical Conceptual, ele poderá acessar a comunidade do projeto diretamente da ferramenta, permitindo incorporar e realizar modificações quando necessário.

SolidWorks-Mechanical-Conceptual-Access

Resumo

O SolidWorks Mechanical Conceptual permite que projetistas possam criar projetos da maneira que eles pensam através de um ambiente de projeto único. A função de arquivar conceito garante que todas suas ideias possam ser capturadas e recuperadas, maximizando a reutilização de um projeto e minimizando a duplicação de dados. A nuvem garante colaboração 24/7 e fornecer um local seguro e confiável para armazenar todos os dados conceituais de seu projeto.

Download Whitepaper

Faça o download de nosso whitepaper sobre o projeto conceitual através do website da SolidWorks.

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=6M8EucNBixg&width=500

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Gerente Técnico, América Latina at Dassault Systèmes
Timoteo is a Senior Area Technical Manager for Latin America.
Timoteo Müller
Timoteo Müller