Editando Dados Legados de CAD Elétrico com o SolidWorks Electrical

Você sabia que o SolidWorks Electrical possui um conjunto completo de ferramentas de esboço 2D para a edição de desenhos elétricos? Aqui estão apenas alguns dos recursos que irão ajudá-lo facilmente não apenas em manter os seus dados legados como também usufruir dos benefícios de criação dos seus novos projetos, de maneira mais rápida e melhor com o SolidWorks Electrical.

Interface do Usuário:

A aba “Desenhos” tem muitas ferramentas familiares de esboço para rapidamente trocar ou adicionar detalhes para os seus desenhos. Todos os comandos mais comuns e conhecidos estão lá: linhas, arcos, retângulos, circunferências, textos, etc. Você irá encontrar também ferramentas como mover, copiar, offset, esticar e espelhamento.

img2

Uma das práticas mais comuns de esboço encontradas em desenhos elétricos é o uso de símbolos ou “blocos”. O SolidWorks pode ler, editar e salvar blocos 2D. Os usuários de desenhos 2D do SolidWorks sempre estiveram acostumados a gerenciar seus desenhos com layers, e o SolidWorks Electrical também tem isso.

img3

Outra coisa que me faz sentir confortável quando utilizo o SolidWorks Electrical é o uso de comandos como Grid, Ortho e Snap nos Objetos. Todas esses comandos aprendidos usando ferramentas 2D, como o DraftSight, irão ajudá-lo a editar desenhos rapidamente no SolidWorks Electrical.

img4 

Capacidades de Importar/Exportar:

Como mencionado acima, o SolidWorks Electrical pode ler símbolos e blocos. Na verdade, ele tem um assistente excelente que lhe permite importar múltiplos arquivos DWG ou DXF. Com esses arquivos importados, você tem opções de trocar antigos símbolos ou blocos legados com outros novos que você tenha desenvolvido. Você pode também salvar essas configurações em um arquivo de configuração importado para ser usado futuramente. Se você precisar continuar a fornecer arquivos DWG/DXF para fornecedores, o SolidWorks Electrical pode exportar para esses formatos como também para o formato PDF, visualizável no Adobe Reader.

img5 

Quando eu procurei os recursos disponíveis para a edição de dados DWG/DXF legados pela primeira vez, eu fiquei agradavelmente surpreso. Eu já estava convencido dos benefícios de economia de tempo e dinheiro do SolidWorks Electrical, mas os clientes precisam saber que eles podem continuar a aproveitar anos de dados legados. Eu estou animado ao descobrir que o SolidWorks Electrical pode não somente fornecer novas e inteligentes ferramentas para melhorar o processo de criação de esquemáticos elétricos, como também possibilitar a manutenção e utilização dos seus desenhos elétricos legados.

– –

Este post foi traduzido do seu artigo original em inglês, escrito por Scott High – Gerente Técnico da 3DVision Technologies, um revendedor da SolidWorks nos Estados Unidos. Clique aqui para ler o post original.

Timoteo Müller

Timoteo Müller

Gerente Técnico, América Latina at Dassault Systèmes
Timoteo is a Senior Area Technical Manager for Latin America.
Timoteo Müller
Timoteo Müller