Vencendo Barreiras de Negócio com o Enterprise PDM

 

Em todas as indústrias, os executivos demandam mais valor nos processos estratégicos de negócio. Qual processo é estratégico para uma organização pode variar dramaticamente dependendo do tipo de indústria, mas o senso comum é que Gerentes, Diretores e Presidentes precisam que o fluxo de dados e da informação que guia as decisões de negócio sejam sensivelmente melhorados. O SolidWorks Enterprise PDM ajuda nesse processo, garantindo que a informação possa fluir de maneira eficiente dentro da organização. Confira neste post seus benefícios!

 

Seja uma indústria de máquinas que deseja melhorar a eficiência de comunicação de documentos aprovados entre diferentes departamentos, ou uma indústria fabricante de plantas industriais que precisa exportar uma lista de materiais precisa para seu sistema empresarial, existem sempre desafios comuns mas significantes que necessitam ser ultrapassados. A informação não pode ficar trancafiada em aplicações dentro de diferentes departamentos, pois é tanto uma perda de tempo e de dinheiro para encontrar e direcionar aquela informação caso não exista um mecanismo apropriado para encaminha-la, fornecendo acesso no momento adequado aquela informação. Dentre diversos recursos, o SolidWorks Enterprise PDM ajuda a guiar a informação de maneira eficiente, garantindo que a pessoa certa tem acesso ao documento certo no momento certo. Através do recurso de Fluxo de Trabalho, os documentos podem ser enviados para a aprovação de gerentes, que recebem um aviso automático, o que permite aprovar/rejeitar o projeto em tempo real. A Figura 1 apresenta o desenho de um fluxo de trabalho típico, que pode ser modificado mediante necessidades específicas da empresa.

PDM-11
Figura 1 – Imagem do fluxo de trabalho do PDM, que é totalmente customizável.

 

O aviso de recebimento por sua vez pode ser enviado diretamente para um sistema de comunicação de mensagens, ou diretamente dentro do MS Outlook. Alternativamente, o usuário pode realizar uma busca inteligente, para pesquisar todos os documentos que precisam ser alterados. No que diz respeito a geração automática de uma lista de estrutura de produto (Figura 2) que deve ser exportada para sistemas empresariais, o Enterprise PDM permite ainda o uso integrado do fluxo de trabalho e a exportação da lista de materiais. Por exemplo, isso permite que quando o projeto alcançar o estado aprovado, o PDM automaticamente gera uma lista da estrutura do produto para alimentar o sistema ERP.

PDM-21
Figura 2 – Estrutura do produto de um projeto dentro do Enterprise PDM.

 

Isso pode ser alcançado com arquivos XML, por exemplo. O uso do XML é uma excelente resposta para estes desafios, pois fornece a "ponte" entre diferentes estruturas de dados e formatos à medida que a informação atravessa diferentes aplicações. De fato, o XML, ou eXtensible Markup Language, é aceito na indústria como o veículo ideal de compartilhamento de dados estruturados entre aplicações e organizações. A Figura 3 apresenta uma ação de exportação da estrutura do produto "programada" dentro de uma operação do fluxo de trabalho. Uma vez realizada essa tarefa, o software ERP pode simplesmente importar a informação para sua base de dados – sem a necessidade de criação de complexas customizações.

PDM-31
Figura 3 – A exportação da estrutura do produto para XML pode ser automatizada dentro do fluxo de trabalho.

Confira estes e outros beneficios do Enterprise PDM clicando aqui e saiba como o Enterprise PDM pode ajudar sua organização a gerenciar melhor as informações.