Listas de Materiais – Como Lidar Corretamente com Elas?

Se você trabalha no departamento de engenharia, PCP ou compras de sua empresa e precisa acessar listas de materiais ou estruturas de produtos, você precisa ler esse post.

Por diversas vezes, pessoas que não desenvolvem diretamente os produtos na engenharia precisam ter acesso a uma informação muito util e importante: a lista de materiais. Para que isso aconteça, várias formas de disponibilizar estas listas de materiais são desenvolvidas dentro da empresa e creio que a mais frequente é através da criação de uma planilha Microsoft Excel. Já aconteceu isso com você?

No entanto, esse processo de disponibilização da lista de materiais em Microsoft Excel é geralmente realizado de forma manual. E como já comentamos algumas vezes aqui neste mesmo blog em outros posts, toda atividade repetitiva em um processo de engenharia e manufatura que dependa de intervenção humana para funcionar tem uma margem de erro que pode ser automatizada. Você deve estar se perguntando: Qual o problema em gerar uma planilha com a lista de materiais? Na verdade, nenhum problema. Os pontos a serem avaliados aqui são outros: como assegurar que a lista de materiais em Excel está atualizada depois de dois dias de sua criação? Como essa lista de materiais é compartilhada com PCP, compras e outros departamentos? Como assegurar que todas estas pessoas tenham acesso às informações mais atualizadas quando precisarem?

Vamos mostrar no vídeo abaixo como o SOLIDWORKS PDM disponibiliza a lista de materiais e todas as informações da estrutura de produto diretamente via Windows Explorer – você nem precisa de uma licença de SOLIDWORKS para visualizar os arquivos, a sua estrutura e até mesmo exportar a lista para Excel. Assista o video e aprenda como!

Não esqueça de curtir o video, se inscrever no canal da SOLIDWORKS Brasil e deixar seu comentário sobre como isso funcionaria em sua empresa.

Para receber mais informações sobre o SOLIDWORKS PDM ou outro produto da familia SOLIDWORKS e como eles podem ajudar sua empresa a reduzir custos e aumentar sua produtividade, inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.