Rastreando Tendências? Como Alcançar Grandes Projetos com o SOLIDWORKS Simulation

Desenvolver Grandes Projetos está sempre relacionado a uma solução que seja extremanete funcional aliado ao fato de que seu desempenho esteja muito perto da perfeição. No entanto, para um engenheiro conseguir aprimorar e alcançar esse “grande projeto”, é importante que ele tenha ferramentas fáceis de usar e que lhe permitam analisar diversos cenários “e se” em fases bastante iniciais do processo de desenvolvimento do produto. Para que isso ocorra, o projeto vai demandar capacidades eficientes de análise de resultados que devem mostrar, quase que imediatamente, as consequências resultantes de várias alterações de projetos. O SOLIDWORKS Simulation Standard fornece essas capacidades e tentaremos demonstrar um exemplo simples neste post usando o Rastreador de Tendências.

O componente mostrado abaixo é fixado em um lado e tem uma força aplicada do outro, como um simples cantiléver. Para nós é importante mantermos olho aberto em três características desse braço: Massa, Deformação e Tensão resultantes desse carregamento. Após executar uma análise estática de tensões, rapidamente observamos que seu fator de segurança está alto, indicando claramente que o componente está sobredimensionado. Neste exemplo, também vemos na distribuição de tensões quais áreas do modelo não estão contribuindo para a resistência à carga.

Baseando-se nestes resultados, decidimos remover material desnecessário do componente para reduzir seu peso. Só que antes disso, ativamos o rastreador de tendências para definir o modelo atual como nossa linha base de comparação com as próximas alterações do projeto. Na medida que vamos removendo material desnecessário do nosso projeto através da alteração direta da geometria – outro benefício da integração completa entre as interfaces de simulação e projetos – atualizamos os resultados para o projeto modificado. Em segundos, temos novos resultados disponiveis.

Automaticamente, o Rastreador de Tendências cria gráficos de comparação dos resultados. Observe que com a segunda interação, muito material foi removido, possivelmente resultando em deformação excessiva (quase quatro vezes mais que a linha de base de comparação).

Na terceira interação, nós “devolvemos” um pouco de material ao centro do componente, mas com uma espessura menor que a primeira geometria. Ao executar a análise e comparar os resultados, vemos que um comportamento mais rígido é novamente observado, porém com cerca de 25%-30% menos material que o primeiro projeto. Você poderia continuar esses testes minimizando peso e se mantendo abaixo de seus valores aceitáveis de tensão e deformação.

As imagens abaixo mostram o projeto inicial e as duas interações sequenciais com as alterações de geometria, gráficos de tensão e de fator de segurança. Tenha em mente que os valores indicados nas escalas de cores não são idênticos, portanto as cores relevantes em cada interação não são comparáveis.

Logo abaixo, você pode ver os três gráficos comparando massa, deslocamentos e tensões de von-Mises ao longo das três interações realizadas.

 

BLOG SIM TREND TRACKER
Resultados no SOLIDWORKS Simulation – Clique para ver em maior resolução

 

Como resposáveis por nosso projeto, devemos olhar para nossos produtos como o resultado final de nossos trabalhos. Lógico que existem infinitas formas de criar um produto que satisfaça os requerimentos mínimos de trabalho, porém somos nós que escolhemos até onde devemos ir para alcançar o melhor projeto possivel. Nesta jornada como fornecedores de tecnologia, nós na SOLIDWORKS fornecemos a você as melhores ferramentas para lhe ajudar a tornar seu trabalho mais produtivo e eficiente. Tudo vai depender de que tão efetivamente usamos essas ferramentas e como integramos projeto e simulação em um só ambiente nas etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produto.

Até a próxima e ótimos projetos!