Utilize o SolidWorks Plastics para Planejar o seu Molde

 

Você pode conhecer o SolidWorks Plastics, mas você está ciente dos benefícios que a sua funcionalidade poderia lhe proporcionar?

 

O SolidWorks Plastics é um conjunto de ferramentas totalmente integradas ao SolidWorks, que permite aos usuários simular o processo de moldagem por injeção para seus projetos do SolidWorks.

Plastics

Para este exemplo, um copo de plástico básico feito a partir de PC/ABS é usado.

2

Usando o SolidWorks Plastics Professional para executar um estudo de simulação, pode ser visto que a espessura de parede original do copo era muito fina, o que provocou uma injeção insuficiente e assim o copo não teria sido moldado integralmente. Este é o ponto onde o material plástico alcança um estado solidificado por resfriamento, antes de poder preencher completamente o molde e é muitas vezes evidente que as seções finas no projeto causarão um resfriamento muito rápido.

3

 

Como o SolidWorks Plastics está totalmente integrado ao SolidWorks, é simples voltar à árvore de projeto do FeatureManager e editar a espessura da parede para aumentá-la.

Uma nova malha é necessária quando a geometria física do modelo for alterada. Usando as mesmas configurações da simulação anterior, o copo é preenchido agora, sem problemas.

4

 

Como componentes de plástico moldados por injeção são normalmente utilizados para uma grande série de aplicações em peças de plástico, é possível utilizar a funcionalidade do SolidWorks Plastics Premium para começar a considerar um molde de múltiplas cavidades, o que significa que mais do que um copo pode ser moldado ao mesmo tempo.

5

Múltiplas cópias da peça do copo foram inseridos em um novo arquivo de peça e posicionados como estariam em um molde. Um esboço foi também criado para ser usado na criação do canal de alimentação e assim permitir que o fluxo de plástico possa ser controlado para cada componente.

Os canais para cada peça deverão ser aproximadamente do mesmo comprimento a fim de assegurar um preenchimento balanceado das cavidades do molde. Neste exemplo, os canais tem exatamente o mesmo comprimento.

Estes canais de alimentação são então definidos no estudo e a localização do ponto de injeção é definida no início do sistema de alimentação. E, como sabemos que o copo agora preenche corretamente, podemos criar uma malha de casca das peças para simular como múltiplas cavidades vão preencher.

Com a malha de casca completada, o material e a máquina injetora são escolhidos, o estudo pode ser executado.

O SolidWorks Plastics fornece uma grande variedade de resultados, incluindo o tempo de injeção e o tempo de resfriamento. Isso permite que você possa estimar os tempos de produção levando em conta o tempo de resfriamento antes de ejeção do molde.

6

 

Há também opções para ver as áreas onde rechupes, linhas de solda e bolhas de ar podem ocorrer, de modo que você possa considerar locais alternativos e saídas de ar no molde.

7

Ao usar o SolidWorks Plastics Professional, é possível que os projetistas considerem plenamente a capacidade de produção envolvida na produção final de seus projetos de componentes plásticos. Isto lhes permite antecipar e reprojetar em um estágio do processo de desenvolvimento do produto onde as implicações do custo são mínimas.

Usando o SolidWorks Plastics Premium, o molde também pode ser considerado através da introdução de moldes de família e sistemas de canais de alimentação. Isso tem a possibilidade de salvar em caro retrabalho ou reprojeto da ferramentas ou molde.

Quer saber mais sobre o SolidWorks Plastics? Visite o nosso site para ver nosso vídeo First Look e ter uma demonstração do produto.

***

Este artigo pode ser encontrado na sua versão original clicando aqui. Ele foi escrito por Duncan Crofts, que é engenheiro de aplicação e CSWE na TMS CAD Centre, um revendedor autorizado da SolidWorks na Escócia. Ele é também um contribuídor regular no blog da TMS CAD Centre.