O Projeto Stratos: Uma Queda Livre Gigante para a Humanidade

 

Olhe para o céu! É um pássaro! É um avião! É … é Felix Baumgartner quebrando o recorde mundial de paraquedismo da borda do espaço.

 

No dia 14 de Outubro, em Roswell, Novo México, o projeto Red Bull Stratos trouxe Felix Baumgartner de 128.120 pés acima da terra (cerca de 39km de altura) em um balão estratosférico onde ele registrou um recorde de queda livre antes de abrir o paraquedas com segurança (você pode recordar que escrevemos um artigo a respeito disso mais cedo nesse ano). Tirando o acesso para o Livro Guinness dos Recordes, a primeira pergunta que vem a mente é por quê? Turismo espacial.

Basicamente, a missão foi criada para medir a reação humana ao meio ambiente que, por sua vez, vai construir a base para sistemas de escape no espaço para turistas e pilotos. Os objetivos da missão incluem insights para desenvolver a próxima geração de roupas espaciais focadas em melhorar a mobilidade e clareza visual, explorar efeitos da aceleração e desaceleração supersônica no corpo humano além de estabelecer protocolos para a exposição a altas altitudes e acelerações.

SolidWorks deixou a sua marca em dois aspectos cruciais do Stratos: a cápsula e o capacete. O membro da equipe e engenheiro mecânico Brandon Arroyo mencionou que o CAD SolidWorks foi usado para projetar muitos dos componentes mecânicos da cápsula e no projeto dos barramento de energia. O capacete, criado pela empresa David Clark Co., localizada em Worcester, MA, EUA, foi construído em torno de um SLA de tamanho completo, e incluiu moldagem por injeção, bem como peças de espuma de poliestireno de alta densidade.

Se você gosta de registros de recordes mundiais, aqui estão os resultados, para que você fique atualizado com as conquistas mais recentes de Baumgartner:

  • Velocidade supersônica em queda livre: em uma média de 1340 quilômetros por hora, Baumgartner é a primeira pessoa a quebrar a velocidade do som (Mach 1) em queda livre, sem ajuda mecânica.
  • Queda livre de maior altitude: Baumgartner saltou de 128.120 pés acima do nível do mar (recorde anterior: 102.800 pés).
  • Vôo mais alto de balão tripulado: O balão aeroespacial atingiu uma altura de 128.120 pés (recorde anterior: 113.740 pés).

Isso levanta uma questão, quantos Red Bulls você precisa tomar para fazer o salto a 128.120 pés, quebrando a barreira do som, a 1340 km/h? Todos.

Ballon
6a00d83451706569e2017d3c98d2e0970c-800wi
Imagem: Red Bull Content Pool