Perguntas frequentes mensais do suporte do SolidWorks – Abril de 2012

 

A edição do mês de Abril das Notícias do suporte do SolidWorks abrange as perguntas e os problemas mais comuns recebidos pela equipe de suporte, assim como atualizações recentes na Base de Conhecimento do SolidWorks.

 

Principais perguntas e problemas:

 
1. Aposentadoria do Windows XP, SolidWorks 2013 e Windows XP.

Se você ainda não migrou para o Windows 7, recomendamos que o faça agora e prepare-se para aproveitar os novos recursos que em breve estarão disponíveis no SolidWorks 2013. O SolidWorks 2013 não poderá ser instalado no Windows XP. Informações adicionais estarão disponíveis durante o Programa Beta do SolidWorks 2013 neste verão.

2.     S-058899 – O que provocou a exibição da mensagem “Não foi possível conectar com o servidor do SolidWorks para determinar a quais produtos você tem direito” nos primeiros dias após um novo pacote de serviços ou uma versão importante serem lançados?

 
Outras variações do erro poderão ser as seguintes:

  •  “As informações de autorização recebidas do servidor do Gerenciador de Instalação foram corrompidas;”
  •  “Um número de série não pôde ser verificado porque houve um problema temporário de conexão com nosso servidor”

Primeiro, verifique se você tem uma conexão com a Internet. Se você tiver uma conexão com a Internet, a explicação mais provável para o problema será o excesso de volume ou tráfego na conexão com os servidores de autorizações do SolidWorks.

Isso também poderá ser uma indicação do tráfego de download de pico nos servidores do SolidWorks. Durante os primeiros dias após um novo pacote de serviços ou uma versão importante serem lançados, o tráfego de download poderá estar no pico no momento em que você tentar acessar o download. Se isto ocorrer, aguarde e tente fazer o download/instalação/atualização novamente mais tarde.

3.     S-058787 – O que faz as anotações de bloco de título $PRP personalizadas não mostrarem valores atualizados na visualização do Enterprise PDM 2012 SP2 ou no eDrawings® 2012 SP2, a menos que um desenho (slddrw) seja aberto e salvo novamente no SolidWorks?

 
Se o eDrawings 2012 SP2 estiver instalado e você tentar visualizar um desenho do SolidWorks com anotações de bloco de título usando links $PRP para as propriedades personalizadas do desenho, os valores das propriedades atualizados fora do SolidWorks não serão exibidos como atualizados no eDrawings 2012 SP2, a menos que o desenho seja aberto e salvo novamente. Os valores serão atualizados fora do SolidWorks, por exemplo, se for usado o fluxo de trabalho do Enterprise PDM ou cartões de dados para atualizar valores em uma vista de vault de arquivo do Windows Explorer.

Esse problema é uma regressão no eDrawings 2012 SP2 e foi reportado no SPR 639609 e corrigido no eDrawings 2012 SP3.

O problema afeta as anotações tanto na visualização de desenhos na guia de visualização do Enterprise PDM quanto na abertura de desenhos no aplicativo independente eDrawings.

Observe que se você não estiver usando o eDrawings 2012 SP2 para exibir ou visualizar o desenho, mas continuar a ver o problema, provavelmente a API do Gerenciador de Documentos do SolidWorks não está corretamente instalada no sistema. O Gerenciador de Documentos é um pré-requisito para que o eDrawings reconheça valores personalizados de propriedades PRP atualizados. O Gerenciador de Documentos é instalado automaticamente durante a instalação dos tipos de cliente Enterprise PDM completos.

Soluções alternativas:
Primeiro, verifique se você está usando o eDrawings 2012 SP2. Inicie o eDrawings e selecione Ajuda, Sobre. Essa versão deve ser a 12.2.0.110. Você pode seguir a alternativa A ou B, dependendo das necessidades do usuário final.

A: Desinstale o eDrawings 2012 SP2 e instale uma versão mais antiga ou mais nova em que o problema não ocorra.

B: Use o hotfix anexado do eDrawings 2012 SP2.

Instruções de instalação:

 1. Reinicie o sistema se o EPDM foi usado.

 2. Execute o hotfix:

SO de 64 bits: HotFix_x64_639609.exe
SO de 32 bits: HotFix_639609.exe

Instruções de instalação manual:
Se a instalação automática do hotfix não funcionar ou se você precisar distribuir a correção por outros métodos, consulte o arquivo anexado SPR639609_Hotfix_ManualInstallInstructions.txt.

4.     S-058681 – Qual é a diferença básica entre o SolidWorks Plastics Professional e o SolidWorks Plastics Premium?

O SolidWorks Plastics Professional é destinado a projetistas de peça e permite a análise de preenchimento de uma única peça com um ou mais locais de injeção e qualquer material plástico do banco de dados Simpoe. Os resultados incluem plotagem de tempo de preenchimento, pressões, temperaturas, linhas de solda, bolsas de ar e muito mais. Também inclui um gerador de relatórios automático com o qual os usuários podem comunicar facilmente suas descobertas a outros membros de uma equipe, do projeto à fabricação.

O SolidWorks Plastics Premium é destinado a projetistas de molde e fabricantes de molde e contém tudo o que há na versão Professional, além de permitir a análise de layouts de molde de família e de múltiplas cavidades, da fase de embalagem do processo de moldagem por injeção e canais de alimentação, distribuição e pontos de injeção.

5.     S-058853 – O que faz com que as novas peças criadas com a opção "Criar peças" no SolidWorks 2012 Toolbox continuem como arquivos locais na visualização do vault de arquivo e não tenham o check-in feito automaticamente?

Quando o Toolbox é configurado para "Criar peças" e está hospedado em um vault de arquivo do Enterprise PDM, é possível que o SolidWorks 2012 falhe em adicionar automaticamente as novas peças criadas ao vault de arquivo. A integração do Enterprise PDM com o Toolbox deveria adicionar normalmente tais arquivos ao vault de arquivo quando inseridos no Toolbox.

Isso ocorre devido ao seguinte problema de regressão do SolidWorks 2012:

SPR 643798 "O Toolbox ignora o comando 'Quando acessar o Toolbox, usar as permissões de' no EPDM quando as configurações 'Criar peças' (peças copiadas) são usadas *regressão da versão 2012*"

Se você estiver executando uma versão do SolidWorks afetada por esse problema, use a seguinte alternativa:

  • Verifique se as configurações do Toolbox na ferramenta Administração do Enterprise PDM para “Quando acessar o Toolbox, usar as permissões de” estão definidas como "<Usuário conectado>". (Consulte o arquivo anexado CreateParts_1.jpg.)
  • Verifique se cada usuário que usa o Toolbox para criar peças tem a pasta "Adicionar arquivo" e permissões de fluxo de trabalho para a pasta de saída “Criar peças”.
  • Se as peças criadas continuarem no local e não forem adicionadas automaticamente ao vault, verifique se as configurações do usuário (clique com o botão direito em Usuário(s), Configurações) na página “Adicionando arquivos” contêm “sldprt” na lista de extensões de arquivo. (Consulte o arquivo anexado CreateParts_2.jpg.)

Com essas configurações, as peças criadas serão adicionadas automaticamente ao vault, mas você ainda terá que fazer o check-in manualmente, pois este não é um processo automático.

Em geral, o check-in de peças recém-criadas seria feito durante o check-in da montagem onde a peça foi inserida.

Novos artigos da Base de Conhecimento:

1.     S-058882 – Como criar uma ação no Enterprise PDM Dispatch que grave (atualize) a versão do arquivo em um campo do cartão de dados após o check-in do arquivo?

Para atualizar uma variável do cartão de dados de arquivo após fazer check-in do arquivo, é preciso acionar a ação do Dispatch na condição de “check-in” com as configurações “Antes de ocorrer a alteração do check-out”. Consulte o arquivo anexado DispatchCheckinAction_1.jpg.

Se você acionar a ação “após” a realização do check-in, o arquivo será somente leitura e ocorrerá um erro quando tentar atualizar a variável do cartão de dados.

Para gravar a versão do arquivo em check-in (ou seja, a versão criada durante o check-in), use o comando “Definir variáveis do cartão” e o método “Adicionar” para gravar a versão atual + 1 (a versão atual do arquivo é a aquela em check-out, a próxima versão será a versão em check-in). Consulte o arquivo anexado DispatchCheckinAction_2.jpg.

Veja anexado um exemplo da ação do Dispatch que atualiza uma variável chamada “Versão” quando é feito o check-in dos arquivos. Antes de importar a ação, crie uma variável “Versão” e a insira no cartão de dados dos arquivos que devem ser atualizados.

Observe que esta ação será acionada somente quando o arquivo local for modificado. Se nenhuma alteração for feita no arquivo, o check-in acionará um comando para desfazer o check-in e a ação do Dispatch não será acionada.

Além disso, a ação de check-in não será acionada se você fizer uma alteração que atualize valores de variáveis no arquivo. Para gravar a versão do arquivo que a alteração cria, adicione uma ação de transição “Definir variável” usando a variável de transição %NextVersion%. Consulte o arquivo anexado DispatchCheckinAction_3.jpg.

Image_jpeg

2.     S-058704 – Quando um conjunto de contatos de resistência térmica é definido, por que a malha na área do conjunto de contatos às vezes é compatível e outras vezes é incompatível?

A malha na região do conjunto de contatos de resistência térmica pode depender de qualquer dos fatores a seguir:

  • O tipo de gerador de malhas (o gerador de malhas baseado na curvatura em geral criará somente uma malha incompatível na região, enquanto o gerador de malhas padrão PODERÁ criar uma malha de aparência compatível).
  • Se uma linha de divisão for definida entre as entidades de interesse para definir exatamente as áreas de projeção envolvidas na resistência térmica (se não houver linha de divisão, a malha provavelmente parecerá incompatível).
  • A presença de uma condição de contato de componente unida global e se for definida como compatível ou incompatível.
  • A versão do SolidWorks em que a geometria foi criada.
  • A versão do SolidWorks em que o estudo foi criado.

O mais importante é observar que a formulação real usada pelo solver é sempre incompatível na medida que os nós nunca são mesclados na região em que um conjunto de contatos de resistência térmica é definido. Isso ocorre porque o contato da resistência térmica somente pode ser de nós para superfície ou de superfície para superfície. Nenhum desses tipos de elemento de contato (nó para superfície e superfície para superfície) usa realmente nós mesclados. O tipo nó para superfície usa nós de um conjunto de entidades e os projeta em subsuperfícies de elemento no outro conjunto (não diretamente nos nós do outro conjunto). O tipo superfície para superfície usa subsuperfícies de elemento entre os dois conjuntos. Portanto, na verdade, a malha parecer compatível ou incompatível não deve ter um efeito significativo sobre os resultados – uma densidade de elemento suficientemente boa e uma definição apropriada das linhas de divisão terão uma influência muito maior na qualidade resultante. Observe que, caso a malha não pareça compatível, será somente porque os nós são coincidentes (sobrepostos). Os nós não são realmente mesclados.

Em resumo, o usuário deve verificar o seguinte:

  • A malha nas entidades definidas para os conjuntos de contatos de resistência térmica tem elementos pequenos o suficiente (faça um estudo da convergência da malha em uma área de interesse isolada para descobrir os tamanhos ideais do elemento).
  • As linhas de divisão são definidas para identificar exatamente as áreas que participam da resistência térmica.

Veja anexo um modelo simples com vários estudos definidos mostrando que os resultados são quase idênticos, independentemente da aparência compatível/incompatível da malha.

Image_png

3.     S-058966 – Existe um log de instalação criado para a instalação do SolidWorks Plastics? Onde ele pode ser encontrado?

Há até três arquivos de (instalação) configuração criados. Esses arquivos podem ser encontrados no diretório de instalação. No caso de uma instalaçãoque  usa o diretório padrão, os arquivos são:

32 bits:

"C:Program FilesSolidWorks Plastics x64 EditionSolidWorks Plastics Setup Log.txt"

64 bits:

"C:Program FilesSolidWorks Plastics x64 EditionSolidWorks Plastics x64 Edition Setup Log.txt"

Os arquivos podem incluir o vcredist_x86, o vcredist_x64 e o log de configuração do SolidWorks Plastics (instalação de 32 bits) ou o log de configuração do SolidWorks Plastics x64 Edition (instalação de 64 bits). O log de configuração sempre estará presente, mas o vcredist poderá não estar presente, caso este componente seja previamente instalado.

4.     S-058765 – Durante a criação de um relatório do Simulation ou do SimulationXpress (SimXpress), uma janela pop-up “Processando imagem” é exibida frequentemente e o relatório leva muito tempo para ser gerado. Por que isso está acontecendo?

Image_png

É provável que isso esteja acontecendo devido às configurações do SolidWorks, como Opções de exportação > Formato de arquivo > TIF/PSD/JPG, que afetam como as imagens são capturadas no SolidWorks, bem como nos relatórios do Simulation. Para verificar se este é o problema, faça o seguinte:

1) Vá até Arquivo > Salvar como
2) Selecione Tif (*.tif) para Salvar como tipo e clique em Opções
3) Se a opção “Captura de impressão” estiver selecionada, altere-a para “Captura de tela” e clique em OK
4) Clique em Cancelar na caixa de diálogo Salvar como (as alterações feitas nas Opções de exportação serão salvas, quer você clique ou não em Salvar ou Cancelar nessa janela)
5) Tente gerar/publicar um relatório novamente

Consulte o tópico da Ajuda do SolidWorks “Opções de Exportação de TIFF, Photoshop e JPEG” para obter informações adicionais sobre essas configurações do SolidWorks.As capturas de tela também foram anexadas à Solução da Base de Conhecimento como referência.

 

Obrigado por ler a edição deste mês das Notícias do suporte do SolidWorks. Caso precise de ajuda adicional sobre essas questões ou quaisquer outras, entre em contato com a sua revenda SolidWorks.

A Equipe de Suporte do SolidWorks