Simplificação das folhas de instruções “complicadas” com o 3DVIA Composer

Minha sobrinha de seis anos chegou em casa depois de uma festa de aniversário com alguns brindes. Um deles era um quebra-cabeças 3D esférico. Ele tinha nove peças de plástico que precisavam ser deslizadas para dentro e para fora para dar lugar a outras peças.

11

Sua primeira dificuldade foi simplesmente desmontar a esfera. Foi a primeira vez que ela pediu a minha ajuda. Quando finalmente conseguiu separar as peças, ela começou a tentar remontá-las. Ela tentou por 30 minutos sem sucesso. Havia uma folha de instruções, mas as imagens eram pequenas, em preto e branco, e 2D. Ela não conseguiu montar o quebra-cabeças.

22

Quando ela passou para o outro jogo, decidi colocar minhas habilidades à prova. Fiz um modelo das nove peças no SolidWorks e criei uma rápida animação interativa no 3DVIA Composer. Adicionei um botão "Reproduzir o próximo" para que os espectadores pudessem avançar uma etapa por vez através da animação. Os espectadores podem girar o modelo para juntar as peças na direção apropriada.

Chamei minha sobrinha no meu computador e pedi para ela tentar novamente. Eu lhe dei a animação na versão gratuita do 3DVIA Composer Player e mostrei as nove peças de plástico para ela. Ela foi capaz de montar o quebra-cabeças em menos de cinco minutos na sua primeira tentativa com a animação!

 

Quantos "quebra-cabeças" você tenta montar? Tenho certeza de que você comprou equipamentos, brinquedos, móveis e outros itens que precisavam ser montados. Se você tinha algum interesse neles, imagino que tenha olhado para as instruções de montagem com temor. Tomara que mais empresas adotem o 3D e comecem a substituir as folhas de instruções em preto e branco, difíceis de ler, por conteúdos interativos 3D com uma ferramenta como o 3DVIA Composer.

Para obter mais informações sobre o 3DVIA Composer, clique nas imagens abaixo para exibir os vídeos do 3DVIA Composer:

1) Primeiro, assista ao vídeo do 3DVIA Composer

33

2) Série de vídeos do Manual do Usuário do 3DVIA Composer (cadastro obrigatório):

44