Recursos Preciosos no SolidWorks 2012 – Interface do Usuário

 

Já faz algum tempo que o SolidWorks 2012 foi lançado, e os excelentes blogs contendo artigos sobre as novidades do SolidWorks 2012 muliplicam-se na nossa comunidade. Além disso, também não é novidade para ninguém que o SolidWorks 2012 apresenta certos recursos que simplificam o dia a dia dos usuários, tornando processos monótonos mais diretos e menos repetitivos. Um grande exemplo disto está na interface de usuário do SolidWorks 2012. Confira!

 

O tema "Interface do Usuário" já foi abordado no blog do Kastner, que trouxe uma visão interessante sobre as novidades do SolidWorks nessa área. Clique aqui se desejar saber mais. Entretanto, uma coisa que chama muito a atenção no SolidWorks 2012 e a mobilidade em usar o CTRL + A (selecionar tudo) para fazer seleções inteligentes dentro do ambiente de projeto.

Por exemplo, você pode agora usar o CTRL + A em uma peça, para selecionar por padrão todas as arestas do modelo – caso queira inserir um chanfro ou filete. Além disso, você pode optar por selecionar todas as faces externas para uma operação de offset de superfície. Para alcançar isto, em primeiro lugar é importante ter a barra de filtros ativada. Assim, mediante sua escolha de filtros, o SolidWorks fará automaticamente a seleção de todos os itens.

Filtro

Na figura abaixo, repare que todos as faces estão selecionadas, simplesmente porque o filtro de faces (X) estava ligado. De maneira análoga, o mesmo pode ser alcançado com vértices ou arestas.

Faces

Além disso, no ambiente de montagem, CTRL + A seleciona automaticamente todos os componentes, facilitando operações que demandem cópias ou espelhamentos, além do gerenciamento do conjunto.

Assembly