Recursos Preciosos no SolidWorks 2012 – Gerenciamento de Estruturas Metálicas

 

Já faz algum tempo que o SolidWorks 2012 foi lançado, e os excelentes blogs contendo artigos sobre as novidades do SolidWorks 2012 muliplicam-se na nossa comunidade. Além disso, também não é novidade para ninguém que o SolidWorks 2012 apresenta certos recursos que simplificam o dia a dia dos usuários, além de oferecer novas formas de projetar que objetivam a redução do tempo de desenvolvimento. Uma dessas novidades é um recurso novo na área de soldagens. Confira!

 

Um novo recurso precioso que pode passar despercebido de muitos é uma opção interessante que temos dentro da interface de soldagens do SolidWorks 2012. Através desta opção, é possível garantir que o SolidWorks 2012 faça a contagem automática dos membros estruturais pertencentes ao mesmo grupo mesmo que a terminação das faces entre os corpos necessite um ajuste na vida real. Considere por exemplo o caso abaixo. Nele é mostrado uma estrutura metálica formada por diferentes corpos que compartilham as mesmas características (clique na imagem para aumentar). A única diferença entre os corpos é que sua posição X Y Z é diferente.

Img#1
Para obter o comprimento total, e portanto facilitar execuções padrão nas organizações (como executar a compra de um comprimento específico), na versão 2011 e anteriores, o usuário deveria contar os comprimentos de cada grupo, seja através de uma lista de materiais ou manualmente, direto no 3D.

Img#0
A partir da versão 2012, dentro do PropertyManager de execução da estrutura metálica, o usuário tem a sua disposição a opção "Mesclar corpos aparados a 45". Isso indica para o SolidWorks que além de tratar cada junção entre os membros estruturais para que eles possam pertencer ao mesmo grupo, o SolidWorks ainda contará os comprimentos individuais para que eles possam agora ser "plotados" como um único membro estrutural de comprimento total em uma lista de corte de soldagem.

Img#2
Assim, a contagem da estrutura metálica é exata e calculada globalmente. Repare que neste caso os membros estruturais devem ser criados dentro do mesmo recurso para que a opção apareça. O recurso ainda funciona mesmo que o usuário faça o espelhamento da estrutura (a contagem final será duplicada).

Img#3

Se você quiser saber mais sobre as novidades de estruturas metálicas do SolidWorks 2012, visite o blog do Kastner clicando aqui.