Despedida e Votos de Sucesso para Jon Hirschtick

 

Jon
Há alguma semanas, Jon Hirschtick, fundador da DS SolidWorks, comunicou aos funcionários sua decisão de deixar a DS SolidWorks e começar a próxima etapa de sua carreira. Desde a fundação da empresa (quando ela era conhecida como Winchester Design Systems), Jon incorporou a filosofia da DS SolidWorks, ou seja, concentrar-se nas necessidades de engenheiros e projetistas, e criar uma experiência eficaz e, ao mesmo tempo, simples. Nós da DS SolidWorks sentiremos falta de Jon e de sua determinação. Desejamos a ele tudo de bom no futuro.

 

Pedimos aos funcionários da DS SolidWorks que compartilhassem algumas de suas lembranças favoritas sobre Jon, incluídas abaixo. Também gostaríamos de convidar todos os clientes, parceiros, revendas e outros membros da comunidade da DS SolidWorks a compartilharem suas histórias na seção de comentários abaixo. O primeiro depoimento será o de Bertrand Sicot, CEO da DS SolidWorks.

***

Quando cheguei à DS SolidWorks, como um jovem gerente de vendas local, uma das primeiras perguntas que Jon me fez foi “Bertrand, qual é o aspecto mais importante que podemos medir na DS SolidWorks?” Por ser da área de vendas, respondi que seriam os números de vendas trimestrais ou a receita. Jon replicou, dizendo que “o aspecto mais importante que podemos medir é a quantidade de usuários que estamos ajudando a ser produtivos a cada dia.” Jon sempre esteve voltado para o usuário final e em como podemos ajudá-los a colocar as suas ideias em prática. E, embora estivesse a todo o momento voltado para os negócios do dia a dia, ele estava sempre cinco, dez, quinze anos à frente, identificando as tendências futuras. Obrigado a Jon, novamente, por sua liderança e visão.
– Bertrand Sicot

***

Querido Jon, obrigado pela oportunidade de ter participado da equipe que mudou a história. Trabalhar com você, desde o princípio, traz lembranças de muito trabalho árduo, horas intermináveis, muita diversão e, o mais importante, de uma amizade longa e duradoura. Sinto falta até hoje. As pessoas com quem convivemos e a emoção de superar nossas metas serão acontecimentos dos quais sempre me lembrarei. Apenas alguns lembretes, A CAMPAINHA que tocávamos sempre que fechávamos um pedido, as modelos (recepcionistas) de Roberman na Autofact e as noites que passamos organizando as nossas apresentações do conselho.

Lembro-me de nossa primeira grande decisão. O logotipo. Você queria algo simples e eu queria algo com um ícone. Você pensou que eu estivesse aborrecido com você, quando escolhemos o quadrado vermelho simples. Foi quando eu lhe disse que escolher o logotipo podia ser comparado ao gosto musical de cada um. Você prefere rock n’roll e eu gosto de música country. Enfim, o que fizemos jamais se repetirá, a menos que decidamos fazer isso novamente em uma outra vida. Desejo a você tudo de bom, aonde quer que você vá.

Seu ex-diretor de operações, ex membro do Conselho e, acima de tudo, amigo de toda a vida.
– Vic Leventhal

***

Em maio de 1995, eu estava sendo entrevistado pela DS SolidWorks. O produto era bem legal, mas oferecia poucos recursos. Isso foi aproximadamente seis meses antes de lançarmos o SolidWorks 95. Eu vinha da PTC e, por isso, tinha muitas expectativas em relação ao CAD 3D. Eu disse a Jon que estava relutante em aceitar o cargo, porque eu não sabia como seria de fato o produto e a empresa em termos de seriedade. Jon me respondeu, com o seu jeito peculiar e único: “Iremos até o fim! Este será o MELHOR CAD 3D do mercado e ele será utilizado por TODOS os engenheiros como ferramenta de projetos.” Aceitei o cargo por causa daquela convicção. E, como todos nós podemos constatar agora, Jon sabia desde o início o tamanho do sucesso que o SolidWorks faria. Obrigado por tudo, Jon!
– Rick Chin

***

Em 1998, reencontrei Jon em uma reunião de consultoria em educação da DS SolidWorks, em Concord. Quando me perguntaram o que eu, na qualidade de professora universitária, pensava a respeito do SolidWorks, respondi: “O SolidWorks mudará a forma como os professores ensinam desenhos gráficos de engenharia. Não são recursos, como no Pro/E, ou desenhos, como no Autocad. É muito fácil. Com o SolidWorks, você pode ensinar projetos!”. Naquela época, era apenas a minha intuição. Agora é a realidade. O SolidWorks mudou a forma como os educadores ensinam projetos a estudantes de todas as idades, desde crianças de 10 anos a estudantes universitários. O SolidWorks proporciona uma energia criativa, com a qual os estudantes podem criar modelos e produtos fantásticos. Dois milhões de estudantes conhecem o SolidWorks. Simplesmente fantástico.

Trabalhar com Jon nos últimos seis anos foi uma experiência fascinante. Ele foi um grande mentor para mim e para toda a equipe de educação (EDU). Descobri que Jon era um professor, com vasto conhecimento. Essa é provavelmente a razão pela qual o programa educacional do SolidWorks funciona para professores. Ao longo dos anos, Jon recebeu tantas solicitações de equipes de robótica, montadores de carros, Rwanda, seus amigos ex-alunos na MIT. A lista era interminável. Mas ele próprio atendeu a todas as solicitações, da equipe de rabinos ao primeiro evento de ex-alunos da MIT.

Jon, você fará muita falta; você é o meu mentor, meu amigo.
– Marie Planchard

***

Nos meus primeiros meses de trabalho na DS SolidWorks (ela tinha outro nome naquela época), fui internado com um sério problema de saúde. A primeira visita que recebi no hospital foi de Jon e sua esposa, então grávida do seu primeiro filho! Guardarei para sempre no coração as lembranças da nossa grande amizade.
– Vitaly Goldin

***

Temos muito orgulho de ter o SolidWorks, que tem a versão em japonês desde a sua primeira versão. Nós sempre amaremos a DS SolidWorks, com o seu nome como um dos fundadores, que tornou possível a criação de produtos superiores por engenheiros do mundo todo. Esperamos reencontrá-lo no mundo 4D ou 5D.
– Miho Ohsawa e Nagahiro Sato

***

Todos nós sabemos que você contribuiu muito para o mercado japonês. Os estudantes japoneses gostam de aprender engenharia com o SolidWorks. Você mudou o futuro de todos eles. Quero agradecer a você pela maravilhosa contribuição ao longo dos últimos 14 incríveis anos.
– Junko Arai

***

Conhecer Jon Hirschtick e trabalhar com ele por 16 anos foi um privilégio e um grande aprendizado. Jon é único, porque é inacreditavelmente inteligente, mas consegue simplificar o que é complexo para que todos entendam. Ele disse muitas vezes: “Simplifique”. Ele é incrivelmente apaixonado por tudo o que faz e em tudo que acredita. Jon dá conselhos e compartilha opiniões que causam impactos substanciais na forma como outras pessoas enxergam desafios e conquistas. Acho que ele provavelmente não sabe disso, o que faz com que isso seja muito mais significativo.
– Sabine Gossart

***

Fui apresentado a Jon por causa de um produto chamado DesignView. Eu era um engenheiro recém-formado e me deparei com esse produto em busca de uma forma de esboçar mais intuitivamente conceitos de projetos. O DesignView me conquistou. Era a primeira ferramenta a reunir o poder da computação com a engenharia conceitual. Tinha sido fisgado. Anos depois, deixei de ser apenas usuário e passei a trabalhar para uma empresa de CAD, chamada ComputerVision. Fui novamente apresentado ao DesignView, quando a Premise foi comprada pela CV. Isso me deu a oportunidade de conhecer a equipe que Jon montou. Eles eram excepcionais. Estava feliz em tê-los como parte de nossa equipe na CV. Mas, após uma sucessão de acontecimentos, Jon deixou a CV. No entanto, na época, eu soube que ele estava começando algo novo. Tudo o que eu sabia era que queria fazer parte de qualquer empreendimento que ele estivesse fazendo. Estava convencido de que, visto o que ele havia feito com a Premise, faria novamente algo fantástico.

Naquela época, Jon não me conhecia tão bem. Então, coloquei um plano em prática. Sabia que Jon frequentava uma cafeteria que eu também frequentava. Por mais de seis meses, fiz tudo o que pude para encontrar Jon “acidentalmente”, para me apresentar e dizer a ele que gostaria de integrar a sua nova equipe. Acho que, em algum momento, Jon já não aguentava mais aqueles encontros "casuais". Então, para se ver livre de mim, ele me indicou para Vic Leventhal. O final dessa história todo mundo conhece.

Poucas vezes em minha vida tive tanta clareza a respeito de algo. Nunca tive dúvidas de que a DS SolidWorks e Jon fariam algo fantástico.
– Joe Dunne

***

Embora tenhamos aprendido muito com Jon todos esses anos, seu foco nas pessoas foi o que definiu a cultura na DS SolidWorks. Em todas as reuniões ele enfatizava que “contratar pessoas é o quefazemos demais importante”, e essa filosofia resultou em um grupo de pessoas muito talentosas, que se preocupam verdadeiramente com nossos clientes, nossos parceiros e com a forma como as pessoas projetam produtos de qualidade. Ele é um gênio, mas a sua atitude de “colcoar as pessoas em primeiro lugar” é o princípio de nosso sucesso. Boa sorte, Jon, em suas novas aventuras!
– Brian Houle

***

Meu primeiro encontro com Jon foi no outono de 1991, em um minúsculo escritório, em algum lugar de Bedford. A ComputerVision havia acabado de comprar a sua empresa, Premise, e fui até lá para conhecê-lo, ver o produto e discutir como poderíamos desenvolver um plano de alimentação no Excel para mover parâmetros de entrada para os modelos. Logo depois disso, perdemos o contato, mas retomamos por meio de John McEleney, 10 anos depois.
– Eli Hauser

***

Minha lembrança favorita ocorreu no SolidWorks World 2009, em Orlando. Em uma conversa com alguns clientes no bar, sábado à noite, alguém pediu a Jon algumas dicas sobre o Vinte e um (backjack) (Jon fazia parte do famoso time de Vinte e um da MIT). No domingo à noite, Jon postou no Twitter, convidando todas as pessoas interessadas em aprender a irem à sua suíte mais tarde. Eu vi Jon, sentado à mesa de jantar, por mais de uma hora, com 15 clientes aproximadamente, compartilhando seu conhecimento adquirido nos jogos de cartas. Algumas dessas pessoas são participantes antigos do SolidWorks World e, até hoje, contam que essa é a melhor lembrança que eles têm de todos os eventos World de que participaram.
– Matt