PDM Configurável

 

Parte do meu trabalho como Gerente de Produto na DS SolidWorks Corp é visitar os clientes e ver como eles estão usando a nossa tecnologia. Adoro perguntar como eles trabalhavam antes de implantar o nosso software, quais ganhos de produtividade eles tiveram, os prós e contras que eles poderiam mencionar e as mudanças gerais observadas.

 

Em uma de minhas últimas visitas, fiquei impressionado com um cliente que estava implantando a solução PLM de um concorrente nos últimos dois anos, mas ainda não havia começado a usar o aplicativo. E sempre que precisavam fazer uma simples alteração no sistema PLM, eles tinham que ligar para o fornecedor de PLM e agendar uma chamada de serviço, o que levaria aproximadamente duas (2) semanas. Quando o consultor enfim chegava ao local, eles ainda passavam quase dois (2) dias programando e personalizando o kit de ferramentas PLM para atenderem à solicitação.

Untitled
 

No ano passado eles decidiram testar o EPDM (SolidWorks Enterprise PDM) como alternativa ao projeto interminável de PLM e conseguiram colocar esse sistema em produção em menos de seis meses. O tempo teria sido ainda menor, mas esse projeto foi integrado a uma iniciativa de reengenharia.

A diferença mais significativa entre os dois sistemas parece estar na abordagem da construção de um sistema PDM com ferramentas administrativas simples e altamente configuráveis, em comparação a um kit de ferramentas PLM cuja abordagem requer uma personalização muito especializada, dispendiosa e demorada. O cliente disse que “as alterações que antes levavam duas semanas para serem agendadas e dois dias para serem executadas com a nossa implantação de PLM deficiente, hoje leva menos de 10 minutos e, em 95% das vezes, posso fazer as alterações sozinho”.

Consideramos muito o comentário desse cliente e continuaremos a oferecer ferramentas fáceis de configurar e instalar, para que nossos clientes comecem a produzir rapidamente com novas soluções, atinjam retornos sobre investimentos rápidos e aumentem a produtividade ao longo do tempo com alterações adicionais que podem ser feitas internamente. Se você tiver comentários ou histórias sobre o conceito de configuração versus personalização (programação), vamos adorar ouvir.

Rich
Rich Allen
Gerente de Produto – DS SolidWorks Corp.