Personalizando o SolidWorks Toolbox para os Padrões da sua Empresa

 

Através do Toolbox é possível utilizar componentes de fixação padrão ou standards que podem ser aplicados nos projetos com o mínimo esforço. É através desta tecnologia que os usuários podem aplicar automaticamente furações com elementos de fixação aos projetos simplesmente selecionando o tipo de fixação e o tamanho. Entretanto, personalizar o conteúdo do Toolbox para ajustar padrões internos da empresa sempre foi um desafio. Confira neste post como você pode personalizar o conteúdo criando uma personalização de seu conteúdo. Confira!

 

Os administradores personalizam o Toolbox para assegurar que seus usuários possam incluir os componentes em seus projetos com competência e eficiência. Através da personalização do Toolbox, os usuários poderão:

1. Configurar o local do Toolbox;
2. Aplicar configurações do Toolbox;
3. Filtrar padrões e componentes do Toolbox;
4. Especificar os códigos de peças e outras propriedades personalizadas;
5. Definir os tipos de fixações dos componentes do Toolbox;
6. Definir permissões de acesso (controle por senha).

 

Você pode iniciar o processo acessando o painel de opções do SolidWorks e localizando a área pertencente ao Toolbox em "Assistente de Perfuração/Toolbox", e em seguida clicar no botão "Configurar". Uma caixa de diálogo contendo 5 passos é apresentada (ver as opções de configuração acima), apresentado na Figura 1.

Img#0
Figura 1 – Caixa de diálogo de configuração do Toolbox

 

Como desejamos construir um padrão personalizado para nossa empresa (no exemplo ACME), basta acessar o padrão que se deseja derivar – no nosso caso vamos derivar o padrão ACME a partir do padrão DIN. A Figura 2 apresenta esta opção.

 

Img#1
Figura 2 – Criação de um padrão derivado a partir do padrão DIN

 

Após configuração do banco de dados, o usuário poderá acessar o tipo de elemento normalizado de interesse (neste caso parafuso ALLEN) e depois disto, seleciona-lo, construíndo diferentes tamanhos, inserindo códigos próprios, material, além de outras propriedades personalizadas (Figura 3).

Img#2
Figura 3 – Caixa de diálogo de configuração do parafuso Allen

 

Uma última dica interessante é atribuir senha (permissão de acesso), que permite especificar as permissões para o acesso a tarefas administrativas na página "Permissões de Configurações" do Toolbox (Figura 4).

Img#3
Figura 4 – Permissões de configuração do Toolbox