Definir a Garantia dos Produtos Ficou Mais Fácil com o SolidWorks Simulation

 

Você já pensou em como definir a garantir de um projeto é difícil? Geralmente este é um tipo de definição proveniente de outros departamentos dentro de uma empresa, e que chega para a equipe de engenharia como uma especificação do produto. Mas como definir isto?

 

Uma das ferramentas que ajudam a definir corretamente a vida útil de um produto é o SolidWorks Simulation. Ele contém um tipo de estudo especial chamado Estudo de Fadiga. É observado que o carregamento e descarregamento repetido enfraquece objetos ao longo do tempo mesmo quando as tensões são consideravelmente menores que a tensão limite (antes do escoamento) do material. Este é o fenômeno conhecido como Fadiga.

Através do estudo de Fadiga do SolidWorks Simulation, os usuários podem evitar falhas de cargas cíclicas ou repetitivas, além de estimar e/ou otimizar a vida útil de um produto. Caso você esteja preocupado com a possibilidade de quebra prematura, e/ou definir a vida útil (garantia) do seu projeto, você pode utilizar a Verificação de Fadiga como um primeiro verificador do seu projeto, sem se preocupar tanto com muitas variáveis do estudo.

Img#1

 

O SolidWorks Simulation guia o usuário através de escolhas simples que definem características como acabamento superficial, fator de carregamento (axia, torsão, cisalhamento), além do tipo de carregamento. A Plotagem de verificação de fadiga alerta quando determinadas regiões do modelo provavelmente falharão devido a repetidos carregamento e descarregamento por tempo infinito. Se regiões do seu modelo são exibidas em vermelho, você deve configurar um estudo de Fadiga, que poderá guia-lo mais a fundo nos conceitos de Fadiga.

No caso da figura abaixo, nota-se que existem problemas potenciais com o projeto que requerem uma atenção maior a partir de um estudo de fadiga.

Img#2