Você Busca Desempenho em Chapas com Furos?

 

Essa dúvida não é nova, por isso resolvemos criar um post específico para falar sobre como ganhar o máximo de desempenho ao projetar peças com centenas ou milhares de furos. Confira abaixo três melhores práticas que tornarão seus projetos envolvendo furação muito mais otimizados. 

 

O SolidWorks 2011 foi utilizado para a apresentação dos resultados. O modelo conta com a seguintes dimensões: placa de 1m X 2m com 10mm de espessura, contendo furos de 10mm de diâmetro  com espaçamento padrão de 15mm, totalizando cerca de 8800 furos.

 

Dica 1 – Ambiente de Peças – Padrão Cosmético

Se você busca excelente desempenho combinado com representação gráfica, então utilize o padrão cosmético (Figura 1). Essa técnica nada mais é do que aplicação de uma textura sobre um corpo plano, de modo a representar graficamente as furações. O grande benefício é o tempo de reconstrução mínimo da peça, visto que não há recursos de furação para reconstruir. Para acessar o recurso, o mais recomendado é acessar a guia "Aparências" e depois localizar a pasta "Diversos" e "Somente aparências RealView". Basta o usuário arrastar "representação de padrão de furos" para a área gráfica a fim de inserir dados específicos no PropertyManager, como geometria da furação, espaçamento e ordenação. O usuário precisa ter o RealView habilitado.

O Blog do Kastner tem um post bem interessante para quem busca o passo a passo dessa funcionalidade. Para acessar clique aqui.

O recurso ficará aplicado na árvore como "Representação de padrão" e pode ser editado posteriormente.

 Fig-1 
Figura 1 – Utilização da função de padrão cosmético dentro do recurso de Padrão Linear.

Nota: Para acessar as estatísticas dos recursos e ver de perto o tempo de reconstrução de suas peças (além da contribuição percentual de cada recurso neste tempo), basta acessar o menu Ferramentas > Estatísticas dos Recursos, ou então diretamente pela barra de ferramentas "Avaliar" o recurso "Estatísticas". 

 

Dica 2 – Ambiente de Montagens – Utilização do SpeedPak

Já falamos anteriormente aqui no blog da SolidWorks Brasil sobre os benefícios do SpeedPak para maximizar o desempenho de montagens. Agora, uma aproximação interessante é aplicar o SpeedPak no nível de montagem se o que você busca é o detalhamento completo da peça no 2D mas precisa ganhar em agilidade na montagem. É claro que ainda você terá direito de detalhar a montagem com a peça em SpeedPak, mas não poderá acessar informações dos furos.

Neste caso, aplicamos o SpeedPak através da criação de uma submontagem "dummy" (a qual poderá ser removida da lista de materiais sem nenhum problema). A partir daí, basta abrir a nova submontagem e aplicar o SpeedPak localmente (Figura 2). O resultado é uma montagem que contém uma peça furada com aproximadamente 9000 furos e que se comporta de maneira muito rápida, com precisão na apresentação gráfica!

A geração do desenho também é muito rápida, para o detalhamento da montagem que contém peças em SpeedPak. Para detalhamento de peças com furos, veja a Dica 3.

Speedpak 
Figura 2 – Utilização do SpeedPak dentro da montagem. 

 

Dica 3 – Ambiente de Desenhos – Utilize o Padrão de Cópia

 Este método diz respeito à criação das entidades de furação diretamente no desenho 2D. Para peças com quantitades massivas de furos, este parece ser o melhor método, para quem busca desempenho. Em primeiro lugar, não é necessário construir os furos no ambiente de peça, já que eles serão definidos no 2D. Assim, crie uma configuração simplificada pois esta será usada no desenho.

O SolidWorks suporta a criação de padrões também neste ambiente. Assim, basta o usuário criar o círculo sobre a vista escolhida e em seguida copiar a geometria (Figura 3).

Fig-2 
Figura 3 – Utilização da cópia linear do furo diretamente no 2D. 

 

Uma última dica muito importante, relacionada ao ambiente de desenhos, é a recomendação de desativar a inserção automática de marcas de centro em furos. O simples fato de desmarcar esta opção reduz em até 60X o tempo de criação de novas vistas (Figura 4). Você pode acessar seus templates de desenho, desativar esta opção (pois é opção pertencente às propriedades do documento) e então sobrescrever o template original.

Fig-3 
Figura 4 – Atenção à dica para desmarcar a opção "Marcas de centro-furos-peça".

 

Se você souber de alguma dica interessante para otimização do desempenho para peças com milhares de furos, deixe um comentário abaixo. Sua participação é muito importante.