Recursos de Chapa Metálica no SolidWorks 2011

 

Confira neste post alguns dos aprimoramentos no projeto de chapas metálicas do SolidWorks 2011. Selecionamos aqui os principais recursos que trarão com certeza mais desempenho e produtividade aos seus projetos. Não deixe de visitar também nosso canal no YouTube para assistir às principais novidades da nossa mais nova versão.

 

No SolidWorks 2011, os usuários poderão agora calcular o comprimento desenvolvido de peças de chapa metálica usando tabelas de cálculo de dobra. Este novo recurso traz mais precisão no desenvolvimento da planificação de chapas, uma vez que os projetistas poderão agora utilizar um novo método de cálculo, que permite definir intervalos angulares diferentes, atribuir equações a esses intervalos e calcular o comprimento desenvolvido da peça. Por exemplo, para ângulos de dobra menores ou maiores que 90 graus, os usuários não precisarão mais depender de testes físicos prévios a fim de montar uma tabela de dobras personalizada. Todo esse método será inteiramente realizado pelo software a partir de planilhas de cálculos padronizadas seguindo normas específicas do projeto de chapas metálicas.

Chapa_metálica-1 
Figura – Agora, o cálculo de planificações maiores e menos que 90graus é muito mais simples e direto. 

  

As melhorias na planificação de peças de chapa metálica permitem que a planificação de formas complexas seja realizada com mais precisão e velocidade, fornecendo uma geometria planificada melhor para certos tratamentos de canto, dobras com loft e, em alguns casos, para a interseção de cortes e regiões de dobra. Além disso, você pode ainda visualizar o tamanho do blanque e inserir esta informação diretamente no detalhamento da peça no ambiente 2D. Outra opção muito interessante é mudar a direção da geração do blanque, para que formas diferentes possam ser criadas.

Chapa_metálica-2 
Figura – O SolidWorks 2011 calcula o tamanho máximo da chapa e permite a exportação em diferentes camadas no formato DWG/DXF.

 

No SolidWorks 2011, novas propriedades específicas de peças de chapa metálica, são calculadas e exibidas na caixa de diálogo Propriedades de Lista de Corte. Algumas das propriedades calculadas são baseadas no blanque, como comprimento, largura, perímetro de corte, recortes e dobras. Estas propriedades são calculadas automaticamente pelo SolidWorks sendo que qualquer modificação geométrica altera também todos os parâmetros, de forma inteligente. Uma vez que o SolidWorks insere todas as informações automaticamente, membros da organização de outros departamentos como Planejamento e Controle da Produção (PCP), podem utilizar estas informações para planejar da melhor forma possível funções de processo.

Chapa_metálica-5 Figura -  Informações muito importantes sobre o projeto podem ser visualizadas automaticamente no desenho 2D. Estas informações são calculadas pelo software e visualizadas em Português.

Para entender melhor estas e outras novidades do SolidWorks, não deixe de visitar nosso canal no YouTube.