Desvendando a Simulação Plana em 2D no SolidWorks 2011

 

Uma das principais novidades do SolidWorks 2011 é a simulação planar ou simplesmente simulação 2D. Através desse recurso, os usuários do SolidWorks Simulation poderão estudar os projetos de uma forma totalmente nova. Anteriormente, eles estavam limitados pelos recursos limitados de hardware ou simplesmente não tinham o tempo necessário para realizar um estudo preciso dentro de um prazo muito curto de tempo. Desvendamos os princípios da análise 2D do SolidWorks Simulation 2011 e como você pode começar a utiliza-los de imediato. Confira!

 

Para início de conversa, o recurso de simplificação planar está presente desde o pacote mais básico do Simulation, pois não poderíamos deixar nenhum usuário sem este grande recurso, acelerador de produtividade. Basta você criar um novo estudo que uma nova opção aparecerá no rodapé do PropertyManager "Estudo". Dentro da seção "Opções" você localizará a caixa de seleção "Usar Simplificações 2D". O mais interessante é que você poderá rodar o estudo como um estudo térmico, linear ou nãolinear, conferindo ainda mais precisão aos resultados da sua análise.

 

02 
Figura 01
– Detalhe de um estudo axi-simétrico onde o usuário define o plano para a "fatia" do estudo.

 

Dentro das opções do estudo de simplificação planar, existem três métodos padrão de simplificação:

Tensão Plana – As forças atuando na normal ao plano de seção precisam ser insignificantes, resultando em uma tensão igual a zero na normal ao plano de seção. Usado para geometrias finas onde uma dimensão (X, Y e Z) é muito menor do que as outras duas.

Deformação Plana – Use esta opção para geometrias onde uma dimensão é muito maior do que as outras duas. Na direção normal ao plano de seção, o corpo não é deformado e as forças não podem variar.

Simétrico ao eixo – Use essa opção quando a geometria, as propriedades do material, cargas estruturais e térmicas, acessórios de fixação e condições de contato forem simétricas (3600) a um eixo.

O usuário ainda poderá definir adicionais, como por exemplo a dimensão da espessura da peça (para estudos de tensão e deformação plana) e também o plano e eixo para o estudo simétrico ao eixo.

Em especial, gostaríamos de lembrar a possibilidade de refinamento muito superior da malha, de modo a obter resultados extremamente precisos em segundos!

 

01 
Figura 02 – Resultado de tensão em estudo não linear com uma malha refinada.

 

Clique no vídeo abaixo e confira uma demonstração curta deste recurso em Português!



 

Para entender melhor estas e outras novidades do SolidWorks, não deixe de visitar nosso canal no YouTube.