Acompanhamento dos anúncios feitos no SolidWorks World 2010*

 

Oito meses se passaram desde a nossa participação no SolidWorks World, em Anaheim, quando falamos sobre tecnologia de nuvem e os benefícios que ela pode trazer para o processo de projeto de produtos. Ao viajar pelo mundo para falar às empresas e visitar grupos de usuários, percebi* que algumas questões eram recorrentes, e eu queria abordá-las diretamente.

 

Primeira: as pessoas querem saber, afinal de contas, o que é “nuvem”
Em síntese, a “computação em nuvem” utiliza a Internet para transferir tarefas com uso intensivo de processador da área de trabalho (desktop) para máquinas remotas mais potentes. Falaremos sobre tecnologia mais tarde, mas caso queira saber mais agora, este post do blog de Faisal Ghadially explica muito bem as diversas opções.

Segunda: as pessoas perguntam se a introdução dos aplicativos em nuvem significa o fim do software instalado.
Fique tranquilo. Passar os recursos para o modo online é uma opção. Em Anaheim, nos comprometemos com o suporte a três plataformas: dispositivos móveis, online e de área de trabalho (desktop). Nós continuaremos oferecendo a versão CAD para o desktop instalado localmente, soluções de validação e gerenciamento de dados e permitiremos que nossos clientes passem para o modo online quando estiverem prontos.

Como um exemplo, a nossa primeira oferta online chama-se SolidWorks Connect (originalmente denominado SolidWorks Product Data Sharing no SolidWorks World). Esta ferramenta de colaboração online baseada em CAD tem lançamento planejado para o início de 2011 e foi especialmente projetada para pequenas empresas e usuários individuais que precisam carregar, organizar e compartilhar projetos com facilidade, muitas vezes, de imediato.

Embora esse serviço online seja disponibilizado com o uso de um cartão de crédito e não requeira equipamento no local ou suporte a TI, os usuários ainda terão opções PDM no local com o SolidWorks Workgroup e o SolidWorks Enterprise PDM. Você pode escolher a melhor solução para o seu ambiente e as necessidades particulares da sua empresa, seja online ou localmente.

Terceira: algumas vezes eu escuto “…por que você está procurando a versão CAD online – os usuários não estão procurando por isso?!?”
Algumas vezes, no processo de desenvolvimento de tecnologia, os usuários não pedem um recurso ou tecnologia específica. Ninguém pediu um laptop, um iPod ou uma câmera digital, não é verdade? Em vez disso, os usuários lamentavam o fato de estarem presos às suas mesas por causa dos recursos de computação e/ou queriam poder criar seu próprio “player” móvel personalizado com suas músicas favoritas.

De forma similar, muitos usuários nos dizem que desejam recursos de compartilhamento de arquivos e de colaboração, mas não podem se comprometer com a compra e a manutenção de tal solução. O SolidWorks Connect oferece uma excelente relação custo-benefício para esses usuários ao ajudá-los a aproveitar os recursos básicos de colaboração que os sistemas PDM oferecem a grandes empresas, e que eles utilizaram por anos. Como resultado, os usuários menores agora podem competir de forma mais eficaz.

Essa mesma idéia poderia ser aplicada ao CAD e aos produtos de validação. Por exemplo, suponha que você esteja trabalhando em um projeto que poderia se beneficiar da análise de fluídos ou fluxo de ar, mas você usa esses recursos apenas ocasionalmente, o que não justificaria a compra do SolidWorks Flow Simulation. Com uma opção online, você poderia “alugar” esses recursos por um curto período e assim ter acesso às ferramentas necessárias a um custo razoável.

Segurança é outra preocupação que escuto da comunidade.
O que acontece se meus dados forem roubados? A proteção da IP (Intelectual Property ou então Propriedade Intelectual) certamente é importante.  Esta entrada do blog de Craig Balding mostra sete maneiras de como o armazenamento de dados online, desde a centralização de dados até segurança e proteções por senha melhores, é realmente benéfico para as empresas, fazendo o que a maioria das empresas de pequeno a médio porte não poderia fazer por conta própria. Vale a pena ler esse material. Qualquer parceiro de hospedagem selecionado deverá atender a alguns requisitos rígidos para garantir que os dados do cliente estejam protegidos. Dito isto, muitas vezes, a ameaça real vem de funcionários insatisfeitos que já estão na organização ou de funcionários que deixam seus laptops ou outros ativos importantes vulneráveis.

Eu sei que há outras dúvidas e preocupações que não foram solucionadas. Nas próximas semanas, membros da equipe de executivos da DS SolidWorks falarão mais sobre alguns destes tópicos, como problemas com largura da banda e queda da Internet, propriedade de dados eletrônicos e mais.

Enquanto isso, deixe um comentário e dê a sua opinião. Aguardo o seu contato.

 

*Este post foi escrito pelo CEO da DS SolidWorks – Jeff Ray. Você pode acessar o post original clicando aqui.