Dimensionando Soldas no SolidWorks Simulation

 

O SolidWorks Simulation traz um recurso muito importante e que muitas vezes passa despercebido pelos usuários. Acontece que dentre os recursos de Conectores do Simulation, existe o recurso de Solda de Aresta, que ajuda os projetistas e engenheiros a criar e dimensionar soldas corretamente em seus projetos, de modo a otimizar o tamanho adequado de solda sem a necessida de testes físicos ou construção de protótipos. Confira neste post como o SolidWorks Simulation pode lhe ajudar no projeto de soldas!

 

Pic5 
Figura 1 – Dimensionar Soldas ficou mais fácil com o SolidWorks Simulation.

 

Os conectores do SolidWorks Simulation já são conhecidos pelos usuários. Eles permitem simular condições realísticas de interação entre componentes sem a necessidade de modelar os mesmos no SolidWorks. Isso tem um impacto direto na velocidade de criação e execução do estudo, bem como leva os usuários em uma direção correta ao longo de toda a análise. Existem diversos tipos de conectores: conectores de pino e parafuso, conectores de mola, conectores de solda de aresta (somente na versão Professional), conectores de solda ponto e conectores de rolamento.

Pic1 
Figura 2 – Tela do SW Simulation com os recursos de Conectores.

 

O Simulation agora tem suporte para conectores de solda de aresta entre duas faces. Esse conector de fácil utilização estima o tamanho apropriado da solda necessária para unir dois componentes metálicos. O programa calcula o tamanho da solda em cada local de nó ao longo da aresta da soldagem.

Pic3 
Figura 3 – Resultado da verificação de solda no SolidWorks Simulation. As soldas de cor verde indicam soldas que passaram no estudo de validação. As soldas de cor vermelha indicam áreas de atenção, pois o tamanho estimado de solda é menor do que o aceitável mediante a solicitação na estrutura.

 

Para configurar o estudo envolvendo soldas de aresta, o usuário terá de definir um grupo de faces de contato. Existem quatro tipos disponíveis de solda, são eles: filete de um e dois lados além de ranhura de um e dois lados. O usuário poderá ainda definir o material para o eletrodo com resistência de solda definida, ou ainda personalizar uma resistência de solda definida pelo usuário (aço personalizado, alumínio personalizado). Ainda, o tamanho estimado da solda deverá ser um dado de entrada, pois o SolidWorks Simulation verificará a adequação dos conectores de solda durante a exibição dos resultados.

Pic2 
Figura 4 – Aplicação do conectore de solda em estrutura no SolidWorks Simulation.

 

Após executar um estudo do Simulation, você pode avaliar a adequação dos conectores de solda na união de peças selecionadas. Se o tamanho estimado da solda for maior que o tamanho máximo calculado, a aresta da solda é mostrada na cor verde (seguro). Caso contrário, a aresta da solda é mostrada na cor vermelha (inseguro). Vale lembrar ainda que o SW Simulation leva em conta diferentes standards para a validação dos resultados.

Pic4 
Figura 5 – Resultado do SW Simulation: Plotagem do tamanho da solda ao longo de seu perímetro. Note que os tamanhos nunca ultrapassam 10mm para este conector de solda (o que indica que 10mm de tamanho de solda estaria dentro do aceitável).