Seu Trabalho Acaba de Ficar Mais Fácil com o uso de Sensores no SolidWorks


Conversando com um usuário experiente de SolidWorks na semana passada, ele me confessou que ficou muito contente em descobrir um recurso muito interessante e poderoso do SolidWorks: Sensores. Resolvi dedicar um post sobre o assunto, visto que os seus benefícios algumas vezes podem passar despercebidos. De fato, você concluirá que o projeto pode agora ser mais inteligente, de modo que o "know how" de engenharia pode ser aplicado com eficiência no seu dia a dia. Entenda aqui como você pode ir mais longe com os sensores no seu projeto do SolidWorks!

 

Os sensores podem ser utilizados para monitorar propriedades selecionadas de peças e montagens, além de emitir alertas quando os valores se desviarem dos limites que você especificou. Para criar um sensor, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta Sensores, na árvore de projeto do FeatureManager, e selecionar a opção "Adicionar Sensor". Em seguida, basta definir os parâmetros no Property Manager. A Figura 1 apresenta o gerenciador do recurso de Sensor no SolidWorks para um arquivo de peça.

Sensores 
Figura 1 – A Janela de Propriedades do recurso de Sensor.

  

Os tipos de sensores existentes são: dados do Simulation (você pode aplicar um sensor baseado em informações de estudos de simulação), propriedades de massa (dados de massa, volume, centro de massa, etc), detecção de interferência (disponível somente em montagens – monitorar interferência entre os componentes), proximidade (disponível somente em montagens – o usuário poderá criar sensores que avisam sobre proximidade de componentes chave da montagem). A Figura 2 apresenta a criação de um sensor para uma dimensão chave de uma peça – seu diâmetro interno. Neste caso, repare que o usuário define uma dimensão mínima de projeto. Caso o usuário insista em realizar uma modificação, o software automaticamente emite um sinal que avisa o projetista sobre a intenção de projeto para esta peça.

Adicionar2
Figura 2 – Aplicação de um sensor de dimensão para a dimensão de diâmetro de uma peça fundida.

 

Os alertas emitem automaticamente uma notificação quando o valor do sensor se desvia dos limites que você especificar. Quando um sensor aciona um alerta, ele é marcado na árvore de projeto do FeatureManager. Você pode especificar sensores com valores numéricos ou especificar um operador e um ou dois valores numéricos. Os operadores podem ser "é maior que", "é menor que", "é exatamente", entre outros. A Figura 3 apresenta uma mensagem de alerta que o SolidWorks automaticamente apresenta mediante a reconstrução geométrica (neste caso um sensor de massa que avisa o usuário que a masse desta peça é maior que o limite estipulado).

Sensores-6
Figura 3 – Alerta emitido pelo SolidWorks para um sensor de massa aplicado a uma peça.

 

A Figura 4 apresenta a área gráfica do SolidWorks, no qual o sensor apresenta também um aviso à medida que o usuário modifica a geometria – neste caso ao atingir uma massa crítica.

Adicionar4
Figura 4 – Alerta do sensor no FeatureManager quando o usuário realiza uma modificação geométrica a qual cheago até o limite de massa crítica do modelo.

 

Vale ressaltar ainda que no SolidWorks ainda é possível criar múltiplos sensores para resultados do SolidWorks Simulation. Desse modo, o projetista pode ir além, "amarrando" sua intenção de projeto a dados como tensão de escoamento, deformação máxima/mínima, dados de vibração, flambagem, etc. A Figura 5 mostra estas opções, que aumenta as capacidades de aplicação dos sensores para o mundo dos elementos finitos, de uma forma completamente integrada ao projeto.

Simulation 
Figura 5 – Aplicação de dados do SolidWorks Simulation através do uso de sensores.