Encontre Rapidamente Simetria em Peças

 

Dedicamos este post a uma das ferramentas mais interessantes do suplemento SolidWorks Utilities: Verificação de Simetria. Este recurso ajuda na verificação automática de simetria em peças ou peças importadas, quando o projetista não sabe ao certo se a peça que ele possui é ou não 100% simétrica. Além disso, o recurso auxilia ainda na divisão automática das peças em 2 partes, 4 partes ou até em 8 partes muito rapidamente. Isso é extremamente útil na simplificação de peças complexas para a utilização no SolidWorks Simulaton.

 

Com o suplemento do SW Utilities habilitado, localize o recurso de Verificação de Simetria a partir do menu de Ferramentas ou então na barra de ferramentas Avaliar (Figura 1).

Img-1 
Figura 1 – O recurso Verificação de Simetria na barra de ferramentas Avaliar.

 

Dentro do recurso de Verificação de Simetria no PropertyManager, você vai localizar uma opção que encontra automaticamente a menor parte simétrica repetitível na peça. Quando você clicar na opção Divisão de simetria automática, basta clicar no corpo sólido na área gráfica e o recurso perguntará qual parte você deseja manter (Figura 2)

Img-3
Figura 2 – PropertyManager do recurso Verificação de Simetria.

 

Em seguida, clique no botão Dividir Peça e o SolidWorks Utilities vai automaticamente dividi-la (Figura 3).

Sim 6 
Figura 3 – Resultado da divisão em uma peça simétrica.

 

É importante lembrar que para o recurso não importa a orientação do modelo, então é uma maneira ótima de trabalhar com modelos importados sem a necessidade de criar planos de simetria. Isto é especialmente importante quando você rodar análises usando o SolidWorks Simulation para reduzir o tempo de cálculo. Quando estiver configurando o estudo no SolidWorks Simulation, não se esqueça de incluir as condições de contorno de Simetria nas faces divididas (Figura 4), a fim de proporcionar o mesmo comportamento na vida real.

 Img-2
Figura 4 – Condição de contorno de simetria no SolidWorks Simulation.