Convertendo Chapas Metálicas a Partir de Sólidos

 

Como o número de recursos de chapa metálica do SolidWorks é bastante extenso, resolvi criar um post para começar a falar mais sobre seus benefícios. Uma das features que mais gosto de usar é o recurso de "Converter em Chapa Metálica". Através desse comando, o usuário pode transformar um corpo sólido em chapa metálica em instantes. O processo é simples e com certeza confere um benefício grande para chegar mais rápido ao produto final. No Blog do Kastner tem um post que fala também sobre isso (com um vídeo explicativo).

 

Existem diversas aplicações interessantes para esse comando, mas a que eu mais gosto de citar é uma aplicação muito encontrada em máquinas e caldeiraria (Figura 1). Após transformar a peça em chapa metálica, você pode aplicar a ela todos os recursos de chapa metálica normalmente. Isso funciona muito bem para peças importadas – que precisam ter espessura constante. Eu gosto de associar esse recurso à ação de envolver o corpo sólido como uma folha de papel, só que no lugar do papel você terá uma chapa de aço. O usuário ainda pode inverter a espessura.

Final
Figura 1 – Exemplo prático muito comum totalmente concebido em chapa metálica. 

Inicialmente implementado no SolidWorks 2009, o recurso de conversão em chapa metálica é simples de usar. Para converter a peça da Figura 2 em chapa metálica, basta o usuário acessar o recurso de conversão em chapa metálica, selecionar uma face fixa do modelo (aquela face que permanece fixa no lugar quando a peça é planificada), selecionar as arestas no modelo onde são aplicadas as dobras da chapa.

Solido-chapa 
Figura 2 – Transformar de sólido para chapa nunca foi tão fácil.

O recurso "Converter em Chapa Metálica" é facilmente encontrada na barra de ferramentas de Chapa Metálica (Figura 3). Além disso, é necessário informar ao SolidWorks a espessura da chapa e o raio de dobra. Outras informações como o método utilizado para o cálculo do desdobramento podem ser acessadas uma vez que o sólido é convertido.

Toolbar1

Figura 3 – A barra de ferramentas de chapa e o recurso de conversão.

 

Ainda, o usuário pode exportar a chapa planificada diretamente para um arquivo em 2D, através de um simples clique com o botão direito do mouse no modelo (Figura 4).

 

UI2

Figura 4 - Uma vez convertido, basta clicar com o botão direito do mouse na chapa metálica e exportar para formato de arquivo em 2D.

 

É possível ainda escolher como serão exportadas as informações do modelo, como múltiplas chapas, linhas de dobra, áreas conformadas, orientação final, além de limpar entidades indesejáveis (Figura 5).

UI3

Figura 5 – Antes de gerar o arquivo final, o SolidWorks ainda abre uma interface interativa para proporcionar a limpeza de áreas indesejadas.

 

No blog do Kastner existem uma série de posts muito interessantes sobre o trabalho de chapas metálicas no SolidWorks. Bons projetos com o SolidWorks! Let's Go Design!