SolidWorks Sustentabilidade

 

Entenda mais sobre os produtos da DS SolidWorks para o projeto sustentável e a tomada de decisão. Let's Go Design, agora mais verde!

 

Já não é a primeira vez que falamos por aqui sobre a solução de análise de sustentabilidade do SolidWorks. Na edição de Outubro de 2009 tivemos um artigo detalhando a operação dessa ferramenta, assim como uma explicação sobre os principais conceitos que giram em torno da idéia de sustentabilidade.

LCA 
Figura 1 – A Avaliação do Ciclo de Vida: LCA

 

Lançado para o SolidWorks 2010, o SolidWorks Sustainability e o SolidWorks SustainabilityXpress oferecem uma forma rápida e fácil de analisar o impacto ambiental dos projetos dentro de um ambiente virtual 3D. Essas ferramentas utilizam alguns critérios de avaliação ambiental para a tomada de decisão: impacto da pegada de carbono, consumo de energia, acidificação do ar e eutroficação (ou eutrofização) da água. Esse tipo de análise está inserida dentro do estudo de Avaliação do Ciclo de Vida, ou LCA (Lifecycle Assesment), e passa um "pente fino" no projeto levando em conta os quatro critérios acima, e também o impacto ambiental durante todas as etapas do ciclo da vida de um produto: matéria-prima, produção, utilização e descarte. A Fig. 1 apresenta graficamente o ciclo da vida de um produto e a sua relação com o LCA.

O software de Sustentabilidade vai além, e para conjuntos é possível ainda definir diversos pontos interessantes, como a forma de transporte utilizada e a energia consumida. A Fig. 2 apresenta essa interface visual do software, com diversos parâmetros que podem ser inseridos de modo a obter uma informação correta do projeto de uma forma totalmente "verde".

UI

Figura 2 – Interface de escolha e determinação de parâmetros do SolidWorks Sustainability (neste caso a escolha do transporte ferroviário e o consumo de energia definido em galões de diesel).

 

Existe ainda uma calculadora online do SolidWorks Sustainability, onde não é necessário possuir o SolidWorks para utilizá-la. A Fig. 3 apresenta a calculadora. Basta informar alguns parâmetros para obter um comparativo entre alternativas de projeto. Se você utilizar o SolidWorks, é muito simples inserir os dados ambientais com segurança, uma vez que a própria ferramenta cria um relatório elegante e confiável como resultado do estudo.

 Calculadora

 Figura 3 – Comparação entre dois projetos diferentes, onde é possível utilizar os dados do SW Sustainability e então verificar qual seria o impacto no ambiente (de uma forma muito simples devo dizer).

 

No mesmo site, você encontrará dicas sobre o produto, sobre o LCA e também demonstrações explicativas sobre o funcionamento dos produtos. Acesse o site do SolidWorks Sustainability e saiba mais sobre isso!