Entendendo o Recurso de Visualização da Montagem

 

Lançado como um novo recurso no SolidWorks 2010, a 'Visualização de Montagem' é uma funcionalidade surpreendente para obter uma percepção instantânea do seu projeto no que diz respeito a diferentes requisitos, como peso, volume, peças compradas ou fabricadas, dados de sustentabilidade e até das estatísticas do tempo de reconstrução para cada peça do seu conjunto.

Obter um feedback instantâneo do projeto sempre tem sido o calcanhar de aquiles para aqueles projetistas e engenheiros que precisam mostrar qual o estado do seu projeto para seus chefes, diretores, clientes e visitantes na empresa. Quem nunca teve problemas ao responder a simples pergunta do chefe "Ei, você pode me mostrar rapidamente quais as peças de sua montagem de 1500 componentes representam 80% do peso total?"; ou então "Rápido, me mostre as peças que serão compradas e as peças que serão fabricadas!".

O SolidWorks 2010 e o recurso de 'Visualização de Montagem' resolvem esse problema. Ele conta com dezenas de formas diferentes de obter uma resposta instantânea sobre o projeto, tudo isso ainda visualizado em um padrão de gradiente de cores – perfeito para responder "de bate pronto" as dúvidas do chefe ou daqueles não muito familiarizados com dados de engenharia. Para fazer isso, basta acessar o recurso que está contido na barra de comandos "Avaliar" (Figura 1).
 

Barra 
Figura 1 – A Barra de Comandos Avaliar e o Recurso de Visualização de Montagem


Se você clicar na barra vertical que está bem a esquerda no Property Manager, você poderá visualizar o seu projeto através de um padrão de cores. Além disso, basta acessar o critério de visualização e mudar para a regra de apresentação escolhida (Figura 2). O usuário ainda tem possibilidade de visualizar o relatório apresentado através de peças ou sub-montagens, além de um padrão de barra de valores, que ajuda também a entender a contribuição individual de cada ítem. Você pode ainda optar por esconder os componentes que não são importantes nesse mesmo recurso, de modo a apresentar na área gráfica apenas os componentes que seguem um critério específico.

 Img
Figura 2 – Apresentação da montagem usando o critério de peso total. Repare o gradiente de cores que vai do vermelho (peças mais pesadas) até o azul (peças mais leves).


Ainda, é possível inserir os dados de sustentabilidade, se você tiver a disposição o SolidWorks Sustainability. Através dessa ferramenta, você pode visualizar com precisão, e por cada componente do conjunto, qual o impacto ambiental do seu projeto.
E isso não é tudo, você pode ainda obter os dados do tempo de reconstrução das peças, de modo a compreender quais possuem um tempo de regeneração superior e, com isso, realizar simplificações caso sejam necessárias. Para fazer isso, basta editar as regras de visualização e modificar para "SW-Rebuild-Time" (Figura 3). Esse recurso é muito importante especialmente para aqueles que desenvolvem projetos complexos, grandes montagens, plantas industriais, etc.

Report
Figura 3 – Critérios de visualização da montagem, incluíndo o tempo de reconstrução. 


Conclusão

O recurso de Visualização da Montagem acelera a produtividade dos usuários, pois apresenta uma funcionalidade muito importante durante o ciclo de desenvolvimento do produto – a habilidade de obter uma percepção instantânea do seu projeto, que ajudará a tomar decisões mais rapidamente e com mais segurança.