Interface do Usuário: A Barra de Atalho S

 

Este post fornece dicas técnicas sobre a interface do usuário no SolidWorks. Ele trata especificamente as possibilidades de personalização da sua área de trabalho de modelagem do SolidWorks através da barra de atalho (tecla "S") *

* Extraído do SolidWorks Express – Dezembro 2009

A Barra de Atalhos é uma barra de ferramentas personalizavel que foi introduzida no SolidWorks 2008. O objetivo da barra de atalho é permitir aos usuários um acesso rápido aos comandos frequentemente utilizados nos diferentes "ambientes" com muito pouco movimento do mouse. Existem quatro versões da barra de atalho, um para peças, montagens, desenhos e esboços. A barra de atalho padrão para cada ambiente é mostrado abaixo:

UI-SW 
Para utilizar essa barra de ferramentas, simplesmente pressione a tecla S e a barra de atalhos vai aparecer próximo ao ponteiro do mouse. A barra de ferramentas desaparecerá assim que você selecionar um comando a partir dela ou clicar em qualquer outro lugar dentro da aplicação do SolidWorks. O atalho do teclado usado para chamar a barra de atalhos pode ser redefinido na categorias "Outros", a partir do menu Ferramentas > Personalizar > Teclado.

Para personalizar quais comandos estão nessa barra de atalhos, quando a barra de atalhos estiver ativa, simplesmente selecione a opção Personalizar… a partir de um clique com o botão direito do mouse na barra de atalhos conforme mostrado abaixo:
 Personalizar-SW

O diálogo Personalizar vai aparecer exatamente na aba de Comandos, e então você poderá personalizar os botões da barra de atalhos como qualquer outra barra de ferramentas. Enquanto a caixa de diálogo estiver aberta, você poderá ainda redefinir o tamanho da barra de atalhos simplesmente arrastando quaisquer de suas arestas. Repita esse procedimento para cada ambiente de documento a fim de personalizar as quatro versões da barra de atalhos.

A barra de atalhos é uma interface ótima para aqueles usuários que necessitam acessar muitos comandos com pouco movimento do mouse ao passo que não precisam memorizar vários atalhos do teclado individualmente. Muitos usuários experientes adotaram a barra de atalhos como interface primária ao acessar comandos, ocultando o CommandManager e barras de ferramentas regulares a fim de aumentar a área útil de modelagem.