Interface do Usuário: Gestos do Mouse

Este post fornece dicas técnicas sobre a interface do usuário no SolidWorks. Ele trata especificamente as possibilidades de personalização da sua área de trabalho de modelagem do SolidWorks através dos gestos do mouse.

Você pode usar um gesto do mouse como atalho para executar um comando, de forma semelhante a um atalho de teclado. Uma vez familiarizado com o mapeamento dos comandos, o usuário poderá usar os gestos do mouse para executar os comandos rapidamente, aumentando sua produtividade em tarefas diárias de projeto. O objetivo dos Gestos do Mouse é muito similar ao da barra de atalhos. Os Gestos permitem aos usuários um acesso rápido aos comandos frequentemente utilizados nos diferentes "ambientes" com muito pouco movimento do mouse. Existem versões dos Gestos do Mouse para peças, montagens, desenhos e esboços. É possível também utilizar gestos de mouse de quatro e oito comandos:

Gestos do Mouse_ 

Para ativar um gesto do mouse, na área gráfica, clique com o botão direito e arraste em uma das quatro direções: para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Quando você clica com o botão direito e arrasta, uma guia é aberta mostrando o mapeamento dos comandos para cada direção. Esse guia realça o comando que você está prestes a selecionar.

Para ver ou editar as atribuições atuais dos Gestos do Mouse, clique no menu Ferramentas > Personalizar. Na caixa de diálogo Personalizar, selecione a aba Gestos do Mouse. Agora, o usuário poderá escolher para cada ambiente o comando que gostaria de utilizar, além do movimento específico que selecionará o comando determinado pelo usuário.

Dialogo_

Para usar gestos do mouse com montagens, clique com o botão direito e arraste o cursor na área gráfica para longe dos componentes, a fim de evitar girar um componente, ou pressione Alt +, clique com o botão direito e arraste.

A interface do usuário Gestos do Mouse é uma interface excelente aos usuários que buscam formas diferentes e inteligentes de acessar os principais comandos utilizados durante as tarefas rotineiras do dia a dia. Como uma das novidades do SolidWorks 2010, muitos usuários sênior já utilizam os Gestos do Mouse como interface primária ao acessar comandos, ocultando o CommandManager e barras de ferramentas regulares a fim de aumentar a área útil de modelagem.