AssemblyXpert – Visão Geral

 

Este post trata unicamente sobre os principais benefícios relacionados ao uso do AssemblyXpert em montagens do SolidWorks. O AssemblyXpert analisa o desempenho das montagens e sugere as ações que podem melhorar seu desempenho. Entenda neste post as vantagens em seu uso e a profundidade de automação presente hoje no SolidWorks. 

Embora as condições identificadas pelo AssemblyXpert possam melhorar o desempenho da montagem, elas não constituem erros. É importante pesar os prós e os contras das recomendações do AssemblyXpert em relação à intenção do seu projeto. Em alguns casos, a implementação das recomendações melhora o desempenho da montagem, mas compromete a intenção do projeto. Os Xperts podem:

  • Entender, selecionar e aplicar as configurações e combinações de funcionalidades que funcionam melhor em determinadas situações.
  • Gerenciar interações complexas, como entre recursos de filete e de inclinação.

Conforme a Ajuda do SolidWorks explica, o AssemblyXpert analisa o desempenho das montagens e sugere possíveis ações para melhorar o desempenho. Isso é muito útil quando você trabalha com montagens grandes e complexas. Em alguns casos, você pode optar por deixar o software executar as alterações na sua montagem para melhorar o desempenho.

Embora as condições identificadas pelo AssemblyXpert possam melhorar o desempenho da montagem, elas não constituem erros. É importante pesar os prós e os contras das recomendações do AssemblyXpert em relação à intenção do seu projeto. Em alguns casos, a implementação das recomendações melhora o desempenho da montagem, mas compromete a intenção do projeto.

Para utilizar o AssemblyXpert, com alguma montagem aberta, basta acessar o menu Ferramentas > AssemblyXpert (Figura 1).

Img#1 
Figura 1 – Relatório padrão gerado automaticamente pelo AssemblyXpert.

Na caixa de diálogo AssemblyXpert, os seguintes ícones indicam o estado de cada teste de diagnóstico. Além disso, são exibidas  estatísticas sobre os componentes e posicionamentos da montagem.

Img#5 
Figura 2 – Estados possíveis do diagnóstico do AssemblyXpert.

Dependendo do teste e do seu estado, você pode clicar nas seguintes ferramentas:

Img#6 
Figura 3 – Ferramentas possíveis do AssemblyXpert.

Dependendo de cada conjunto, os resultados encontrados poderão variar, visto que o AssemblyXpert automaticamente adiciona mais relatórios dependendo da qualidade de cada conjunto avaliado. O AssemblyXpert executa nas montagens os testes de diagnóstico apresentados a seguir. Ele também gera um relatório de estatísticas sobre os componentes e posicionamentos em uma montagem.

O primeiro item que é reportado pelo AssemblyXpert será uma validação de toda a estrutura do conjunto a fim de informar o usuário se os dados estão devidamente regenerados. O AssemblyXpert executa testes de diagnóstico nos dados da reconstrução mais recente do modelo. Se o modelo não foi reconstruído na versão atual do SolidWorks, não há dados de reconstrução disponíveis; portanto, nem todos os testes podem ser executados.

O AssemblyXpert também avalia se os arquivos estão convertidos para a versão mais recente do SolidWorks. Isto é muito importante e impacta diretamente o tempo de abertura do arquivo de montagem. Para ganhar mais desempenho, é vital que o usuário salve todos os arquivos utilizados na versão mais recente do SolidWorks. O usuário poderá clicar no botão "Exibir estas peças" para receber um relatório detalhado de todos os arquivos que devem ser convertidos. Em seguida, na caixa de diálogo "AssemblyXpert", basta clicar no botão "Salvar em arquivo" ou selecionar o(s) arquivo(s) em específico e depois clicar em "Isolar componentes" para isolar cada arquivo em separado. Assim o usuário terá a chance de verificar cada componente antes de tomar a decisão final de salva-lo (lembre-se, uma vez que o usuário salva um arquivo na nova versão, ele não poderá mais ser aberto em versões anteriores).

Img#2 
Figura 4 – Caixa de diálogo do AssemblyXpert mostrando todos os componentes que deverão ser salvos.

Se o Modo de Grandes Montagem não estiver ativo ou se a montagem conter componentes resolvidos, o AssemblyXpert também notifica o usuário (Figura 3). Trabalhar com o Modo de Grandes Montagem ativado traz diversos benefícios para o usuário, pois ele atua como um otimizador automático das opções de sistema que impactam diretamente na rapidez e no tempo de resposta exigido no trabalho de grandes conjuntos e desenhos de grandes conjuntos. Neste exemplo, basta clicar no botão "Ativar o Modo de Grande Montagem" para que o SolidWorks aplique automaticamente este modo de trabalho. Os componentes de peso leve carregam somente um subconjunto de dados do modelo na memória. Os dados restantes do modelo são carregados como necessário. Montagens com componentes de peso leve são reconstruídas mais rapidamente porque menos dados são avaliados. Você pode configurar os componentes individuais, submontagens ou montagens inteiras no modo peso leve, ou carregar componentes de peso leve automaticamente, como parte do modo de Grande montagem. Além disso, o AssemblyXpert gera um relatório caso a velocidade de exibição fique reduzida durante as operações de visualização dinâmica (zoom, pan, girar etc.).

Img#4

Figura 5 – Ativar o modo de Grande Montagem melhora o desempenho em grandes conjuntos e desenhos de grandes conjuntos.

O AssemblyXpert também apresenta um relatório detalhado envolvendo problemas relacionados a conflitos de relações em contexto. Ele pode por exemplo corrigir automaticamente instâncias de componentes de uma submontagem que tiverem relações em contexto com múltiplas configurações (Figura 6), ou identificar os componentes que possuirem referências circulares que previnem a reconstrução adequada da montagem. O AssemblyXpert é uma ferramenta poderosa que auxilia na correção de muitos conflitos comuns relacionados ao trabalho no contexto da montagem.

Img#9

Figura 6 – O AssemblyXpert ajuda a corrigir automaticamente problemas de referências externas em instâncias de componentes que referenciam diferentes configurações no conjunto.

Além disso, se os componentes estiverem muito distantes da origem da montagem, o AssemblyXpert também ajuda na correção automática desse problema (Figura 7). Isto afeta diretamente a visualização do conjunto quando por exemplo ele for aberto em alguma estação de visualização para a utilização do visualizador eDrawings. Portanto, é muito importante corrigir este problema antes de salvar novamente o conjunto.

Img#7

Figura 7 – Componentes muito distantes da origem do conjunto podem ser automaticamente corrigidos pelo AssemblyXpert.

Não obstante, as Estatísticas da Montagem apresenta um raio-x final do conjunto, detalhando item a item todos as informações da montagem, no que diz respeito ao número total de componentes, profundidade máxima (número de níveis), componentes resolvidos ou em peso leve, além dos componentes suprimidos e posicionamentos.

Conclusão

O AssemblyXpert é uma ferramenta fundamental para validação e melhoria do desempenho geral de montagens desenvolvidas. O AssemblyXpert analisa o desempenho das montagens e sugere possíveis ações para melhorar o desempenho. Isso é muito útil quando você trabalha com montagens grandes e complexas. Em alguns casos, você pode optar por deixar o software executar as alterações na sua montagem para melhorar o desempenho. Essa ferramenta deve ser usada por usuários iniciantes do SolidWorks, a fim de fornecer melhores caminhos para a resolução de problemas mais comuns os quais são comumente enfrentados no projeto de conjuntos. Para os usuários experientes do SolidWorks, essa ferramenta pode funcionar como uma validação a fim de prover "bandeira verde" nos métodos de montagem utilizados pelos mesmos. Seja de uma forma ou de outra, é uma feature essencial para o seu projeto.