Determinando o Melhor Perfil de Hardware para o SolidWorks

 

Este post trata especificamente sobre os principais pontos que devem ser analisados ao implementar um hardware adequado para o uso do SolidWorks. No próximo post, trataremos com mais detalhes sobre algumas dicas que podem ser adotadas para você obter o máximo de desempenho no SolidWorks na sua estação de trabalho.

Determinar o melhor perfil de hardware que será utilizado com o SolidWorks nunca é tarefa fácil. Algumas empresas tendem a escolher o hardware unicamente pelo preço ou facilidade de fornecedores. Entretanto, a utilização de sistemas complexos como um aplicativo CAD requerem uma compreensão profunda sobre o impacto na escolha de máquinas com hardware inferior ou não certificados. É recomendado o acesso ao web site da DS SolidWorks em https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html para estar sempre atualizado com as últimas definições de pré-requisitos para rodar eficientemente o SolidWorks. Abaixo são listados os principais pontos que devem ser avaliados para adquirir um computador com total segurança.

 

RAM

A razão que torna a RAM (Random Access Memory) o número um da lista é simples: se você estiver sem memória física disponível, o sistema se tornará extremamente lento e muito instável, mesmo se a memória virtual for grande o suficiente para lidar com os requerimentos adicionais. O uso da RAM é um investimento relativamente baixo, considerando o retorno de investimento.

Para responder a questão de quanta RAM você vai precisar, é necessário determinar quanto você utiliza em uma base diária. A melhor forma de fazer isto é utilizar o Monitor de Desempenho de Windows (ver Figura 1). O Monitor de Desempenho consegue rastrear e reporta muitos aspectos diferentes do desempenho de seu sistema, e deve ser usado como linha de base ao longo de todo os processos que serão investigados a fim de verificar mudanças ocorridas no sistema. Baseado nas mudanças sendo feitas, Sistema Operacional ou hardware, o monitor de desempenho pode ser usado para validar e quantificar as mudanças.

Performance

Figura 1 – O Monitor de Desempenho do Windows.

Se os seus arquivos de CAD requerem mais de 2 GB de RAM, que é o limite endereçado pelo Windows, ele pode ser definido para usar até 4 GB de RAM. É bom lembrar que mesmo que o sistema tenha 1 GB de RAM, isso não significa que o SolidWorks pode usar 1 GB. O cerne do sistema, outros processos e aplicativos, além de aceleradores de vídeo por hardware, vão consumir inevitavelmente a RAM, o que deixa o SolidWorks com muito menos para trabalhar.

No entanto, se o seu conjunto de dados exceder o limite físico de 2 GB de RAM presente nos sistemas operacionais de 32-bit, sistemas 64-bit são recomendados pela DS SolidWorks. Para maiores detalhes, consulte o website da DS SolidWorks e mantenha-se atualizado com relação as definições mais recentes. Disponível em https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html.

 

CPU

Para o SolidWorks, a velocidade do CPU é muito importante. Enquanto que os diferentes tipos de processadores disponíveis torna difícil comprar as velocidades de clock diretamente, a melhor aproximação seria testar a máquina através de um benchmark sob suas próprias métricas de desempenho.

Embora muitos processos do SolidWorks sejam multi-tarefas, existe um ganho relativo em sistemas com múltiplos CPU's. Tipicamente, o uso de múltiplos CPU's fazem mais sentido se o usuário utilizar aplicações que exigem um esforço computacional maior, por exemplo com o FEA, que seja executado ao mesmo tempo. Novamente, um bom teste de benchmark ou de desempenho vai ajudar a determinar sua escolha.

Os maiores fornecedores de hardware são parceiros da SolidWorks, realizando testes profundos e fornecendo suporte aos seus sistemas. No blog do Kastner, existe um post muito interessante sobre o uso de computadores homologados pelos parceiros mundiais da SolidWorks. Máquinas montadas geralmente não oferecem a mesma profundidade de testes e podem se tornar uma grande dor de cabeça. Existem muitas diferenças entre um computador que será utilizado para o CAD e um computador de uso pessoal para tarefas mais simples. Avaliar e compreender as diferenças entre essas aplicações é um aspecto chave que deve ser considerado. Para maiores detalhes, consulte o website da SolidWorks em https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html

 

Placa de Vídeo

Uma placa de video rápida com um driver adequado é um fator chave se você busca um balanceamento perfeito para o seu hardware, especialmente se você já utilizou uma placa de jogos antes. Estas placas, mesmo oferecendo um desempenho razoável para aplicações padrão do Windows, são as principais vilãs para uma boa estabilidade e desempenho em estações de CAD.

Video_card

Figura 2 – Determinar adequadamente a placa gráfica é crítico para o bom desempenho do SolidWorks.

Selecionar o melhor driver da placa de vídeo também ajuda a garantir desempenho e estabilidade do sistema. A SolidWorks recomenda o uso de placas gráficas profissionais certificadas. Se você não utiliza uma placa de vídeo profissional, considere substitui-la por uma certificada. Acesse o link https://www.solidworks.com/sw/support/videocardtesting.html para maiores detalhes.

 

Rede e Anti-virus

A qualidade e velocidade da rede pode ser um gargalo no desempenho do SolidWorks. O projeto e monitoramento da rede pode ter um grande impacto nisso. Isto é particularmente verdade quando usar um servidor de arquivos para armazenamento de documentos. Existem muitos hardwares e aplicativos de monitoramento de redes disponíveis. Pergunte ao seu grupo de TI mais informações sobre isso.

Aplicativos anti-virus devem ser constantemente monitorados pelo responsável por TI de modo a balancear a proteção contra vírus e o desempenho para os usuários. Os principais problemas com softwares anti-vírus são:

  • Bloqueio da instalação ou atualização dos componentes do sistema;
  • Escaneamento em tempo real, que pode paralisar ou bloquear a abertura ou salvamento de arquivos.

Alguns problemas importantes a monitorar seriam a atualização dos arquivos de definição de vírus. Se os arquivos de definição estiverem desatualizados, sua proteção é limitada. Além disso, a habilidade de escanear arquivos em tempo real, páginas da web, e-mail e mais o que estiver sendo usando. A desvantagem do ponto de vista do usuário SolidWorks é de que ele demorará mais para abrir um documento se ele precisa ser escaneado. Uma solução potencial seria omitir arquivos com a extensão .SLDPRT, .SLDASM e .SLDDRW para o escaneamento em tempo real. O risco em fazer isto é que o arquivo do SolidWorks poderá tornar-se infectado. Os arquivos do SolidWorks poderão ser escaneados durante a noite e/ou nos finais de semana para reduzir este risco.

Para saber quais aplicativos anti-virus foram testados pela DS SolidWorks, acesse agora mesmo o link https://www.solidworks.com/sw/support/AntiVirus_SW.html. Para as aplicações listadas neste website, você não precisará desabilitar o software de anti-virus durante a instalação. Estas aplicações foram testadas para as versões principais e suportadas pelo SolidWorks. A DS SolidWorks recomenda que você mantenha a versão de seu aplicativo de anti-vírus sempre atualizada.

 

Conclusão

Os pontos sugeridos acima são os mais importantes na hora de escolher o melhor perfil de hardware que será adquirido para utilizar de maneira eficiente o SolidWorks. Para obter um desempenho adequado nas estações de trabalho com o SolidWorks, é muito importante que os administradores tenham em mente que a escolha de um perfil de harware otimizado garantirá estabilidade e desempenho necessários para o processo de desenvolvimento de produto com o SolidWorks. Dessa forma, o uso de hardware e software certificados pela DS SolidWorks é ponto chave para alcançar isso. Além disso, o uso de máquinas montadas torna esse processo mais complexo e dificilmente garantirá o mesmo desempenho e estabilidade alcançado com hardwares certificados.

Para estar sempre atualizado com as últimas recomendações da DS SolidWorks para hardware, consulte regularmente a página https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html para entender os requisitos de sistema do SolidWorks.