Por que PLM baseado em nuvem?

Os sistemas tradicionais de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) cliente/servidor ainda são difundidos em toda a indústria. Grandes empresas contam com o PLM para gerenciar grandes quantidades de dados que dão suporte à evolução contínua do projeto até a fabricação. A implementação de sistemas PLM tradicionais geralmente envolve um alto grau de complexidade e personalização que geralmente se traduz em tempo e custos consideráveis para os negócios.

A tecnologia baseada em nuvem, no entanto, muda o jogo do PLM, especialmente para pequenas e médias empresas. As empresas podem “ligar” e pagar apenas pela funcionalidade de que precisam. À medida que os negócios crescem, um simples toque de um botão adiciona mais funções de PLM. Além disso, os sistemas de gerenciamento de dados baseados em nuvem são mais fáceis de usar e oferecem modelos de preços mais acessíveis, além de reduzir a sobrecarga de TI.

O gerenciamento de dados baseado em nuvem torna mais fácil para empresas de qualquer tamanho lidar com as complexidades de todo o registro do produto. Funcionários, fornecedores e clientes remotos podem participar facilmente do desenvolvimento de produtos. A colaboração é mais eficiente quando os dados residem em um único local seguro que literalmente todos na equipe podem acessar independentemente da localização geográfica.

As ferramentas de gerenciamento de dados do 3DEXPERIENCE Works permitem que as equipes armazenem, gerenciem e colaborem com os dados de projeto do SOLIDWORKS quando conectados à plataforma baseada em nuvem.

Comece no começo e cresça a partir daí

As empresas que usam o SOLIDWORKS normalmente iniciam seus esforços de gerenciamento de dados com recursos de grupo de trabalho de engenharia na nuvem que incluem o básico: colaboração, comunicação, controle de revisão e ferramentas de gerenciamento de tarefas junto com um repositório de dados. À medida que os negócios crescem, é fácil adicionar mais recursos de PLM, como criar e gerenciar listas de materiais de fabricação (MBOM).

Quando conectados à nuvem, os engenheiros do SOLIDWORKS podem acessar a funcionalidade PLM diretamente de seu ambiente de projeto porque os dados CAD podem ser armazenados e gerenciados em vários formatos de arquivo. Além disso, funcionalidades adicionais para facilitar o projeto, engenharia, simulação e fabricação estão disponíveis no portfólio 3DEXPERIENCE de soluções de desenvolvimento de produtos.

 

Ferramentas baseadas em nuvem facilmente acessíveis aceleram o design e as iterações de engenharia que podem ser realizadas com menos protótipos físicos para finalizar o desenvolvimento do produto. Os clientes recebem o que desejam mais rapidamente, com maior satisfação, enquanto o fabricante reduz as despesas gerais. As equipes de desenvolvimento de produtos são mais capazes de produzir o que mais importa para sua empresa: produtos de alta qualidade que superam a concorrência no mercado.

Encontre, compartilhe e reutilize dados

Os engenheiros que constroem novos produtos se beneficiam da revisão de projetos anteriores. Encontrar tais designs torna-se incrivelmente desafiador se o engenheiro que construiu um produto anterior deixou a empresa. É fácil acessar, pesquisar e reutilizar dados relacionados a produtos em uma plataforma de gerenciamento de dados baseada em nuvem. Com um único local para todos os dados, os engenheiros gastarão menos tempo procurando e mais tempo encontrando o que precisam.

Com muita frequência, as equipes de manufatura recebem os dados de que precisam no final da fase de projeto. Com dados relevantes, a manufatura pode fazer contribuições valiosas no início do processo de design que podem ajudar a engenharia a reduzir o número de peças em uma montagem, reduzir os requisitos de material, acelerar a produção ou evitar alterações caras de última hora.

Um ambiente baseado em nuvem facilita o envolvimento da fabricação no front-end do projeto, permitindo que os membros da equipe acessem e colaborem com os dados do produto em tempo real, o que melhora a comunicação e a eficiência. Permitir a colaboração precoce entre engenharia e manufatura ajuda a evitar problemas posteriores e cria camaradagem em vez de frustração entre os departamentos.

Uma única fonte de verdade

O 3DEXPERIENCE Works oferece uma única definição de produto, permitindo que qualquer pessoa em uma empresa, com base em sua função e direitos de acesso, visualize, modifique e contribua para um fluxo de trabalho contínuo e uma única fonte de verdade em tempo real. Conectar todas as pessoas relevantes com total visibilidade das mudanças e progresso, entregas, processos e ferramentas avança o desenvolvimento do produto.

Uma única fonte de verdade em cada estágio do ciclo de vida do produto, incluindo BOM e gerenciamento de mudanças, fornece continuidade e rastreabilidade para desenvolver produtos inovadores com mais eficiência. As transferências são eliminadas à medida que as equipes trabalham em paralelo porque as atualizações são carregadas automaticamente na plataforma para acesso imediato.

A visibilidade de informações cruciais por meio de painéis e relatórios em tempo real fornece aos líderes de desenvolvimento de produtos dados críticos. A acessibilidade de dados também permite maior conectividade com a rede de negócios e fornecedores, além de facilitar a tomada de decisões. A visibilidade completa dos dados melhora a colaboração e a comunicação e reduz erros e enganos.

Soluções eficazes que aumentam a qualidade

O 3DEXPERIENCE Works pode combinar a renomada facilidade do SOLIDWORKS com todos os melhores aplicativos desenvolvidos pela Dassault Systèmes que facilitam a concepção, projeto, simulação, gerenciamento de dados, fabricação, marketing e vendas – tudo em um ambiente compartilhado com segurança.

Aproveite o poder do 3DEXPERIENCE Works para liderar a próxima geração de desenvolvimento de produtos. Entre em contato com seu revendedor local para uma demonstração personalizada.