Princess Power: dando vida aos gatos com CAD

Na mitologia nórdica, a deusa Freyja monta uma bela carruagem puxada por dois gatos. Acontece que a Princesa Freyja, a vencedora de 2021 da construção SOLIDWORKS Magic Wheelchair, ama gatos mais do que qualquer coisa no mundo.

 

Quando a equipe conheceu Freyja, ela contou a eles sobre todos os seus gostos, e eles decidiram realizar seus sonhos de princesa. A questão do gato estava na mente de todos. No início, a equipe decidiu criar um castelo de princesa, mas como eles poderiam incorporar gatos ao projeto? Chinloo Lama mencionou o fato da deusa Freyja, e Rob Jost, gerente sênior de definição de produto da SOLIDWORKS e renomado amante de gatos, aproveitou. Para incorporar gatos ao traje final da princesa Freyja, ela cavalgaria em um castelo nas nuvens, puxada por dois gatos, assim como sua deusa homônima.

Para Rob, esta não era apenas uma chance de fazer algo novo, mas também uma chance de testar os limites da solução de modelagem Sub-D encontrada no 3D Sculptor, xShape. Rob é um usuário especialista do SOLIDWORKS, mas sabia que a ferramenta xShape de próxima geração baseada em navegador era a escolha certa. Tentar modelar algo orgânico como um gato em uma ferramenta de modelagem paramétrica como o SOLIDWORKS seria um processo realmente demorado com uma árvore de recursos muito longa. Rob disse: “Eu precisava de algo para esculpir mais ou menos a forma, em vez de criá-la a partir de esboços. xShape era a única ferramenta óbvia para mim. E”, acrescentou, “como alguém que trabalha no xShape, foi uma grande oportunidade para testar e ultrapassar os limites do software”.

 

Rob nunca havia sonhado em fazer um gato em software CAD antes. O uso da ferramenta Sub-D o fez pensar de maneira diferente sobre o design em comparação com a forma como ele usaria ferramentas paramétricas. “Depois que concentrei meu cérebro em como fazer um gato, as ferramentas estavam todas lá no xShape”, disse ele. “Para ser honesto, foi um monte de empurrar e puxar e esculpir, e depois algumas modificações. Usei apenas cerca de 20% das ferramentas que temos disponíveis no xShape e funcionou muito bem.”

Para os corpos dos gatos, Rob encontrou fotos de gatos online. Ele os colocou em segundo plano em xShape e esculpiu os gatos a partir das referências. Quando chegou aos detalhes, como características ao redor dos olhos e narizes dos gatos, Rob voltou-se para os dois modelos de gatos da vida real que ele tinha em casa: Milo e Fonzy.

 

 

Uma coisa é criar um gato sentado ou parado, mas os gatos que puxaram o castelo de Freyja precisavam ter movimento e energia. Eles precisavam parecer que estavam em movimento, puxando o castelo. Chegar lá levou algumas tentativas e erros. O primeiro modelo de Rob foi um teste de sua habilidade para ver se ele poderia fazer um gato realista, e parecia mais um cilindro ou um Tootsie Roll. A equipe concordou que a pose não era enérgica o suficiente. Rob voltou para a prancheta, assistindo a vídeos no YouTube e estudando seus próprios gatos se esgueirando e atacando a luz de um apontador laser.

Depois de iterar em xShape, Rob criou dois gatos domésticos de pelo curto avançando no meio da corrida. Eles eram hiper-realistas e seus corpos pareciam muito com o próprio gato de Freyja (e, claro, com os gatos de Rob).

 

Concluídos os projetos, era hora de enfrentar um desafio diferente: a fabricação. A ideia inicial era fabricar os gatos de espuma e suspendê-los na frente do castelo de Freyja com fios rígidos, semelhantes a um cantilever. Os fios seriam cobertos com tecido e se pareceriam com arreios ou rédeas. Rob enviou o modelo de cabeça de gato para Santiago Laverde, no Texas, para uma prova de conceito. Santiago tem uma máquina CNC em casa e é especialista em fresagem de espuma. Ele conseguiu criar uma cabeça de gato com espuma, mas havia algumas preocupações. Pedaços finos de espuma podem quebrar facilmente, e Rob temia que as caudas e as pernas dos gatos pudessem quebrar. A moagem de espuma também significaria cortes menos precisos e muito mais lixamento e trabalho manual para a equipe em Waltham. Rob queria que os gatos parecessem reais, tão reais quanto pareciam no CAD, e queria que fossem robustos. Então ele cortou os desenhos dos gatos e voltou-se para a impressão 3D.

 

Concluídos os projetos, era hora de enfrentar um desafio diferente: a fabricação. A ideia inicial era fabricar os gatos de espuma e suspendê-los na frente do castelo de Freyja com fios rígidos, semelhantes a um cantilever. Os fios estariam cobertos com tecido e se pareceriam com arreios ou rédeas. Rob invejoso o modelo de cabeça de gato para Santiago Laverde, no Texas, para uma prova de conceito. Santiago tem uma máquina CNC em casa e é especialista em fresagem de espuma. Ele conseguiu criar uma cabeça de gato com espuma, mas havia algumas preocupações. Pedaços finos de espuma podem quebrar facilmente, e Rob temia que as caudas e as pernas dos gatos podem quebrar. A moagem de espuma também significa cortes menos precisos e muito mais lixamento e trabalho manual para a equipe em Waltham. Rob queria que os gatos parecessem reais, tão reais quanto pareciam no CAD, e queriam que fossem robustos. Então ele cortou os desenhos dos gatos e voltou-se para a impressão 3D.

 

Uma observação sobre olhos de gato: os olhos de gato são muito distintos. Em vez de pintá-los ou tentar criá-los em casa, a chefe do projeto, Annie Cheung, entrou na Internet e comprou um pacote variado de olhos de gato de cores diferentes para fazer bonecas. Rob teve que descobrir uma maneira de adicioná-los ao seu modelo, então ele mediu os olhos de plástico e entrou em seu CAD para garantir que haveria espaço para as peças extras se encaixarem dentro da cabeça. No CAD, ele quebrou os gatos em pedaços e cortou o rosto da frente logo atrás de onde ficariam os olhos. Rob cortou um buraco para que, uma vez impresso em 3D, ele pudesse inserir o globo ocular por trás e a extremidade arredondada se projetaria pela frente. Em seguida, ele colou o rosto na cabeça e os postes na parte de trás dos globos oculares mantiveram os olhos no lugar, tanto com suas mudanças no desenho quanto com a própria cola. Rob queria que os olhos fossem laranja e amarelo, mas a equipe decidiu usar roxo e azul para que não assustassem e combinassem com a paleta de cores da princesa.

 

 

 

Ao longo de duas semanas, Rob observou seus gatos ganharem vida. Depois de todos impressos e colados, ele poderia acariciar os gatos, assim como Milo e Fonzy em casa. Eles pareciam quase idênticos aos seus próprios gatos da vida real.

No entanto, um shorthair doméstico da vida real pesa entre 6 e 12 libras. Os gatos impressos em 3D pesavam mais de 11 quilos. A ideia de pendurá-los na frente do castelo com fios? Não é mais viável.

 

 

 

 

“Foi assim que criamos ‘The Sled’”, disse Rob. O trenó era uma plataforma de madeira com canos saindo dela que estava presa na frente do castelo para os gatos descansarem. Sal Lama tratou de como ele se encaixaria na moldura da fantasia. O trenó foi projetado para que, quando a fantasia fosse desmontada, pudesse ser dobrada e permanecesse compacta para armazenamento. A família de Freyja poderia remover os gatos, o castelo de espuma e os canos e depois dobrar a estrutura para minimizar o espaço.

Para criar o trenó, Rob pegou duas peças de madeira usinada e enfiou canos na parte superior e acrescentou rodízios na parte inferior. Ele também entreteve com sucesso os membros da equipe e treinou os braços cortando os canos com uma serra. Ele fez furos nas barrigas dos gatos para que as impressões 3D pudessem ser colocadas nos canos. Por fim, ele colocou as impressoras para funcionar novamente, criando acessórios impressos em 3D para manter os gatos no lugar para que eles não girassem nos canos.

 

 

 

 

“Foi assim que criamos ‘The Sled’”, disse Rob. O trenó era uma plataforma de madeira com canos saindo dela que estava presa na frente do castelo para os gatos descansarem. Sal Lama tratou de como ele se encaixaria na moldura da fantasia. O trenó foi projetado para que, quando a fantasia fosse desmontada, pudesse ser dobrada e permanecer compacta para armazenamento. A família de Freyja poderia remover os gatos, o castelo de espuma e os canos e depois dobrar a estrutura para minimizar o espaço.

Para criar o trenó, Rob pegou duas peças de madeira usinada e enfiou canos na parte superior e acrescentou rodízios na parte inferior. Ele também entreteve com sucesso os membros da equipe e treinou os braços cortando os canos com uma serra. Ele fez furos nas barrigas dos gatos para que as impressões 3D pudessem ser colocadas nos canos. Por fim, ele colocou as impressoras para funcionar novamente, criando desenhos impressos em 3D para manter os gatos no lugar para que eles não girassem nos canos.

 

 

Quando os gatos finalmente ficaram prontos, Rob ficou emocionado. “Lembro-me de pensar, uau! Não acredito que projetamos e criamos os gatos usando um software CAD.” Rob visita os usuários do SOLIDWORKS o tempo todo e já viu todos os tipos de máquinas e produtos, incluindo projetos de formato orgânico, como banheiras e cafeteiras. Mas ele nunca tinha visto nada tão orgânico, suave e realista quanto os gatos. Ele nunca acreditou que isso poderia ser feito e foi muito legal vê-los trazidos à vida.

O que foi mais legal? A reação de Freyja. Na revelação, quando a equipe levantou a cortina mágica da cadeira de rodas da fantasia, Freyja foi direto para os gatos. Eles eram sua parte favorita do traje.

 

 

“Isso realmente validou que tomamos as decisões certas”, disse Rob. “Quando percebemos o quão pesados os gatos seriam, precisávamos girar e tomar algumas decisões difíceis. Um deles fazia a pergunta: ainda incluímos os gatos ou os descartamos? Tínhamos um prazo difícil e não podíamos adiar a data de revelação. Nós continuamos com isso, nos reunimos a tempo e colocamos os gatos lá.

Para Rob, ver a reação de Freyja fez tudo valer a pena. Ele achou a criação dos gatos muito divertida e educativa. “Magic Wheelchair é uma experiência muito gratificante”, disse ele. “Fazer algo por uma criança merecedora é realmente gratificante para todos os envolvidos, a criança e a equipe de construção.”

 

 

Além disso, Rob gosta de usar os produtos SOLIDWORKS da mesma forma que um cliente faria. “Somos as pessoas encarregadas de melhorar o software”, explicou. “É um aprendizado. Milhões de pessoas que se beneficiarão com esses projetos são nossos clientes, porque aprendemos ótimas maneiras de melhorar o software. A Cadeira de Rodas Mágica é incrível.”

Em memória amorosa de Fonzy Jost, que faleceu em 2022.

 

A SOLIDWORKS tem o orgulho de ajudar a organização sem fins lucrativos Magic Wheelchair a atingir seu objetivo de proporcionar às crianças em cadeiras de rodas fantasias e experiências épicas. A SOLIDWORKS e o 3DEXPERIENCE Lab financiaram a construção do traje de Freyja em sua totalidade, mas convidamos nossos leitores a apoiar o Magic Wheelchair em nome de Freyja! Se você visitar esta página classy.org, poderá doar diretamente para a Magic Wheelchair e ajudar a apoiá-los em todas as vidas que ela toca com seu excelente trabalho.

Freyja não é estranha à magia – todos os anos ela passa momentos mágicos nas montanhas do Double H Ranch, um acampamento em Adirondacks para crianças com problemas médicos graves. Assim como o Magic Wheelchair, o Double H Ranch promove a inclusão. A inclusão é importante para Freyja e sua família, e você pode ver como o acampamento a deixa feliz em seu sorriso brilhante no topo da página da web. Nós encorajamos você a descobrir o Double H Ranch e doar para ele também, para ajudar crianças como Freyja a experimentar a diversão que pode ser feita no acampamento de verão!

Saiba mais sobre Freyja aqui.

Leia sobre nossas outras construções de Magic Wheelchair aqui.