A Dexai Robotics reduz o tempo de design e aumenta a visibilidade do design

O sous-chef robótico Alfred ajuda restaurantes e cozinhas de processamento de alimentos a aumentar a produtividade enquanto enfrenta desafios específicos para empresas de serviços de alimentação. O robô opera por meio de algoritmos de aprendizado de máquina para preparar alimentos automaticamente. Alfred capacita a equipe da cozinha, que a controla via tablet, para gerenciar pedidos e atividades do robô, reduzindo o desperdício por meio do controle de porções. Ele também fornece aos restaurantes análises de negócios inestimáveis ​​para uma melhor inovação do cardápio. Além disso, o sous-chef robótico ajuda os restaurantes a atender às diretrizes de saúde e segurança em constante mudança, além de compensar a escassez de mão de obra e as altas taxas de rotatividade de funcionários.

Alfred, da Dexai Robotics, recebeu o Red Dot Design Award 2020. O robô pode trabalhar perfeitamente para montar refeições em qualquer cozinha comercial existente com qualquer ingrediente e utensílio. A abordagem discreta de Alfred para montar uma refeição com precisão fornece uma solução inovadora para empresas envolvidas com preparação de alimentos, onde a segurança e a consistência são críticas.

A necessidade estimula a inovação

Quando um amigo dono de um restaurante estava tendo problemas para encontrar funcionários, o cofundador e CEO da Dexai Robotics, Dave Johnson, teve a ideia de um chef robótico. “Quando começamos a empresa, apenas quatro de nós trabalhavam na incubadora de tecnologia Greentown Labs usando o software de design SOLIDWORKS®”, lembra Johnson. “Mas à medida que crescemos e continuamos a avançar na tecnologia, percebemos que precisaríamos de ferramentas de gerenciamento de dados de produtos (PDM) e gerenciamento de ciclo de vida de produtos (PLM) para continuar a dar suporte ao crescimento.

 

O líder da equipe de engenharia de hardware, Justin Rooney, começou a pesquisar possíveis soluções de PDM/PLM. “Fui atraído especificamente pela plataforma 3DEXPERIENCE® porque ela se integra muito bem ao SOLIDWORKS e não requer investimentos adicionais.” Desde que adicionou os recursos do 3DEXPERIENCE Works à sua instalação do SOLIDWORKS, a Dexai continuou a crescer, aumentando sua equipe de 10 para 25 e passando de P&D para muitos restaurantes.

Tecnologia faz a diferença

“Existem três fases em nosso processo de projeto – desenvolvimento, função e fabricação – além da interação do usuário com a peça”, observa a engenheira mecânica Rana Odabas.

“Trabalhar na nuvem por si só economiza dois terços do seu tempo de projeto porque você pode ter três pessoas trabalhando no projeto simultaneamente. Isso é uma grande melhoria em relação aos dias em que passávamos arquivos CAD de um lado para o outro.”

 

Ao desenvolver Alfred, Dexai enfrentou desafios de engenharia adicionais que a maioria dos robôs de operações industriais não enfrenta. Como Alfred deve operar e interagir em uma cozinha onde muitas pessoas estão trabalhando enquanto trabalham simultaneamente com alimentos, o Dexai deve aderir aos regulamentos da National Sanitation Foundation. “Começamos com uma tarefa de montagem de salada com o robô selecionando alface romana, tomate, pepino e outros ingredientes para montar em uma refeição”, acrescenta Rooney. “O robô precisa usar utensílios separados e devolvê-los às respectivas áreas para evitar a contaminação cruzada que pode desencadear uma alergia alimentar.” Com a combinação das soluções SOLIDWORKS e 3DEXPERIENCE Works, a Dexai Robotics tem as ferramentas para implementar esses recursos com mais rapidez e eficiência.