Rodas e engrenagens de impressão 3D que funcionam

Como editor sênior da Make: Magazine, vi muitos projetos de impressão 3D impressionantes. Uma coisa que sempre se destacou para mim foi a engenhosidade exibida quando as pessoas inventam maneiras de imprimir peças mecânicas que saem da impressora já interligadas e prontas para serem movidas. Imagine, por exemplo, imprimir um carrinho de brinquedo em uma impressora 3D e não precisar montar nada, ele só sai da placa de construção e está pronto para rodar com eixos funcionais e tudo mais.

Bem, se você já brincou com a manufatura aditiva, provavelmente já está imaginando todos os problemas que encontraria ao tentar projetar algo assim. Francamente, a tarefa parecia assustadora para mim, mas fiquei intrigado, então mergulhei para descobrir.

Vamos detalhar como isso funciona. Como você já sabe, uma impressora 3D estabelece uma camada de cada vez, construindo em cima da anterior. Ela não pode simplesmente imprimir no ar, então você precisa imprimir estruturas de suporte de sacrifício ou usar ângulos de inclinação que a impressora possa manipular para essas estruturas suspensas. Nesse caso, estou usando ângulos de 45 graus, com os quais a impressora não tem problemas, para criar eixos cativos.

Nesta vista de seção, você pode ver como as rodas e o eixo estão presos ao corpo

Existem várias maneiras de fazer isso, mas a maneira que descobri ser mais fácil no XDesign é extrudar e definir o ângulo de inclinação nesse ponto. Isso requer um pouco de planejamento prévio, mas como você pode ver no vídeo, pode ser bastante eficaz.

Uma dica a ter em mente é que a maioria das impressoras pode imprimir peças com aproximadamente 0,5 mm uma da outra sem fundi-las acidentalmente. É claro que se a sua impressora não for tão apertada quanto algumas, você pode querer ampliar essa lacuna, mas esteja ciente de que isso pode resultar em um ajuste um pouco solto para algumas.

Em uma nota lateral, uma coisa que eu realmente gosto no 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS For Makers é que ele é baseado em navegador, permitindo que eu aqueça meus pés perto da lareira durante um tempo excessivamente frio que estávamos tendo.