Etapas estratégicas para um projeto de máquina mais eficiente

Para muitos fabricantes de equipamentos industriais, a engenharia superior é a arma secreta para ganhar participação no mercado. As empresas que capacitam seus engenheiros para superar as expectativas dos clientes em qualidade e preço, mantendo os compromissos de prazo de entrega, encontram-se em vantagem competitiva.

À medida que os projetos se tornam mais complexos, as decisões de engenharia se tornam mais desafiadoras. Infelizmente, os engenheiros desperdiçam uma quantidade significativa de seu tempo em trabalhos sem valor agregado e podem lutar para encontrar tempo para identificar conflitos e avaliar completamente as decisões essenciais de engenharia que afetam a qualidade e o custo. Os excessos de custos e as datas de entrega perdidas geralmente são o resultado.

A Tech-Clarity é uma empresa de pesquisa independente que analisa como as empresas melhoram o design, a engenharia, a fabricação e muito mais. Um estudo de pesquisa da Tech-Clarity com base nas respostas de 228 fabricantes examina as práticas de projeto de máquinas, como os engenheiros desperdiçam tempo e as melhores práticas para evitar trabalho sem valor agregado. Este estudo revela estratégias para um design mais eficiente, incluindo:

  • Acessando dados de produtos de qualquer lugar
  • Melhorando a colaboração
  • Automatizando tarefas de projeto de máquina

Vamos dar uma olhada em apenas algumas das maneiras pelas quais as empresas de alto desempenho otimizam a eficiência do design para acelerar o tempo de lançamento no mercado.

Acesso a dados sem dor de qualquer local

Muitos engenheiros acham que a incapacidade de encontrar rapidamente os dados de que precisam diminui sua capacidade de inovar. A figura abaixo mostra a porcentagem de atividades relacionadas ao gerenciamento de dados que roubam um tempo significativo do trabalho de inovação dos projetistas de máquinas.

À medida que os produtos se tornam mais complexos, há mais dados para gerenciar e aproveitar. Pior ainda, os engenheiros trabalham com dados desatualizados 29% do tempo, desperdiçando tempo e arriscando erros caros que podem se multiplicar à medida que os produtos se tornam mais complexos.

Uma plataforma em nuvem permite que os engenheiros acessem com eficiência os dados necessários de onde quer que estejam. Eles não perdem mais tempo procurando ou recriando dados. Quase metade dos projetistas de máquinas identificaram “flexibilidade para acessar dados de projeto sempre que eu precisar” como a principal forma de uma plataforma em nuvem melhorar a eficiência.

Com a eficiência aprimorada, os engenheiros têm mais tempo para gerenciar a complexidade, equilibrar custo e qualidade e cumprir as datas de lançamento.

Melhorando a colaboração

Pesquisas anteriores da Tech-Clarity descobriram que a má colaboração custa às empresas de várias maneiras, diminuindo significativamente os lucros. Nos produtos complexos de hoje, 40% do tempo de engenharia é afetado pela eficiência com que as equipes trabalham juntas, e 93% dos engenheiros concordam que precisam melhorar a forma como colaboram com diferentes grupos.

Embora haja muitos custos como resultado da má colaboração, a baixa visibilidade das informações de engenharia e a comunicação manual geralmente resultam em atrasos na comunicação. Os engenheiros relatam que esperar por informações (38%) e esperar por feedback ou aprovações (33%) resulta em perda de tempo que impede a realização do trabalho.

Os projetistas de máquinas reconhecem a importância de compartilhar facilmente os detalhes do projeto, e os melhores desempenhos são mais propensos a apontar para a nuvem como a maneira de fazer isso acontecer. Além disso, 55% dos melhores desempenhos consideram a colaboração mais fácil como a principal forma de uma plataforma em nuvem melhorar a eficiência.

Automatizando tarefas de projeto de máquina

Os projetistas de máquinas veem muitas tarefas tediosas de projeto como gargalos. Infelizmente, esses problemas criam trabalho adicional para engenheiros que não agregam valor e tornam seu trabalho menos satisfatório. Dificuldades com estruturas de peças e montagens forçam os engenheiros a perder tempo gerenciando dados em vez de projetar. Além disso, os projetistas de máquinas relatam que passam 45% do tempo de projeto fora do CAD, preparando-se para a fabricação. Esse esforço significativo os afasta da inovação, melhorando o design e garantindo a qualidade.

Consulte a figura abaixo para obter recursos de automação de projeto ideais que limitam o trabalho tedioso da perspectiva de um projetista de máquina. Por exemplo, o reconhecimento automático de recursos semelhantes economiza tempo porque as alterações reutilizadas não precisam ser feitas manualmente e individualmente.

A inteligência de software também pode economizar tempo automatizando e simplificando tarefas tediosas, como aparar ou aplicar fixadores em furos e juntas. Ele também pode automatizar as etapas de preparação da fabricação, como a geração de listas de corte.

Conclusão

Aplicativos de software executados em uma única plataforma de colaboração de projeto integrada, como os disponíveis com 3DEXPERIENCE® SOLIDWORKS ou a oferta SOLIDWORKS® Cloud, tornam o projeto de máquina o mais eficiente possível. Todas as partes interessadas têm acesso em tempo real a todos os dados, tanto de design quanto de comunicação, que são capturados automaticamente na plataforma baseada em nuvem. Os projetistas de máquinas podem acessar facilmente os dados do produto em tempo real de qualquer lugar. Além disso, você pode automatizar as tarefas de projeto da máquina para aumentar a produtividade.

Imagine um ambiente no qual seja fácil comunicar preocupações, identificar problemas e propor soluções em qualquer estágio do processo de desenvolvimento. Comunicar ideias de produtos é fácil porque todos os membros da equipe, de engenheiros a gerentes e executivos, podem participar do processo de revisão do projeto com maquetes digitais em 3D.

Problemas potenciais são descobertos mais cedo no processo, portanto, são menos dispendiosos para resolver. Os designers têm acesso instantâneo às atualizações feitas por outros colaboradores. Isso permite design simultâneo em tempo real, tomada de decisão aprimorada e maturidade de design mais rápida, permitindo que você vença a concorrência no mercado e melhore os resultados.